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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: A música na sala de aula: a sua importância para o desenvolvimento de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental
metadata.dc.creator: Almeida, Giovanna Gomes da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Paulo Ricardo Freire de
metadata.dc.contributor.referee1: Rosos, Erika Braz
metadata.dc.description.resumo: A música exerce um papel fundamental no desenvolvimento infantil, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para habilidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais. No contexto escolar, ela se destaca como ferramenta pedagógica que torna o ambiente de sala de aula mais dinâmico, interativo e prazeroso, evidenciando a importância de sua inclusão no planejamento educacional. Atividades musicais promovem o desenvolvimento motor por meio da coordenação motora fina e grossa, além de estimular o desenvolvimento cognitivo, exigindo concentração, memorização e organização do pensamento. Esses aspectos favorecem o desempenho em áreas como linguagem, matemática e criatividade, posicionando a música como recurso interdisciplinar de elevado potencial. A musicalidade também desenvolve competências como sensibilidade estética, percepção auditiva, expressão emocional e interação social. Cantar, tocar instrumentos ou participar de dinâmicas musicais possibilita formas de comunicação além da linguagem verbal, promovendo a colaboração, o respeito mútuo e a expressão saudável de sentimentos. Essas práticas fortalecem a autoestima, a empatia e a criatividade, habilidades essenciais para a resolução de problemas. Contudo, uma análise crítica revela que os espaços escolares muitas vezes não favorecem o engajamento das crianças, resultando em dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, pois os alunos não conseguem associar significado ao conhecimento construído em sala de aula. A música, além de potencializar o aprendizado, atua na promoção do bem-estar emocional e psicológico dos alunos. Ela transforma o ato de aprender em uma experiência significativa, criando vínculos afetivos entre colegas e professores, e contribuindo para um ambiente educacional acolhedor e motivador. Assim, a integração da música ao contexto escolar vai além do desenvolvimento de competências acadêmicas, proporcionando benefícios globais para o desenvolvimento infantil.
Abstract: Music plays a fundamental role in child development, especially in the early years of elementary school, contributing to motor, cognitive, emotional and social skills. In the school context, it stands out as a pedagogical tool that makes the classroom environment more dynamic, interactive and enjoyable, highlighting the importance of its inclusion in educational planning. Musical activities promote motor development through fine and gross motor coordination, in addition to stimulating cognitive development, requiring concentration, memorization and organization of thought. These aspects favor performance in areas such as language, mathematics and creativity, positioning music as an interdisciplinary resource with high potential. Musicality also develops skills such as aesthetic sensitivity, auditory perception, emotional expression and social interaction. Singing, playing instruments or participating in musical dynamics enable forms of communication beyond verbal language, promoting collaboration, mutual respect and the healthy expression of feelings. These practices strengthen self-esteem, empathy and creativity, essential skills for problem-solving. However, a critical analysis reveals that school environments often do not encourage children's engagement, resulting in difficulties in the teaching-learning process, as students are unable to associate meaning with the knowledge acquired in the classroom. In addition to enhancing learning, music also promotes students' emotional and psychological well-being. It transforms the act of learning into a meaningful experience, creating emotional bonds between peers and teachers, and contributing to a welcoming and motivating educational environment. Thus, integrating music into the school context goes beyond the development of academic skills, providing global benefits for child development.
Keywords: Música
Desenvolvimento infantil
Educação
Interdisciplinaridade
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: ALMEIDA, Giovanna Gomes da Silva. A música na sala de aula: a sua importância para o desenvolvimento de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8517
metadata.dc.subject.controlado: .
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