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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Racismo, violência estatal e resistência: reflexões para psicologia na construção de novas subjetividades para a população negra periférica
metadata.dc.creator: Nascimento, Milena Souza Borges do
metadata.dc.contributor.advisor1: Consuelena, Lopes Leitão
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Rosemary de Lima Amanda
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Marilia Freire da
metadata.dc.description.resumo: O Estado, ao longo da história, tem se estruturado como uma entidade que, em diferentes momentos, exerce práticas coercitivas, muitas vezes direcionadas a grupos específicos. Essas ações refletem e perpetuam desigualdades sociais, evidenciando a relação entre poder estatal e estruturas de exclusão que moldam as dinâmicas de acesso a direitos e recursos no País. Sendo assim, em diferentes períodos, o estado emerge como uma autoridade impositiva e superior às classes sociais em conflito, operando para proteger os interesses da classe dominante, na qual resulta em uma injusta atribuição de problemas de violência a indivíduos marginalizados, enquanto ignora as causas estruturais subjacentes. No Brasil, o mito da democracia racial encobre o racismo velado que perpetua desigualdades, especialmente evidentes nas altas taxas de homicídios entre jovens negros e na falta de acesso a serviços básicos como acesso para serviços de saúde mental. Esta revisão de literatura tem como objetivo geral analisar as consequências psicossociais da violência estatal, manifestada em formas como encarceramento, homicídios e processos de marginalização. Para isso, busca-se, como objetivos específicos, formular reflexões críticas que contribuam para a prevenção dessa violência, aprofundar a compreensão de seus impactos nos indivíduos e nas comunidades afetadas, e identificar possíveis contribuições da psicologia para mitigar os efeitos dessa dinâmica, com reflexões sobre equidade, o respeito aos direitos humanos de populações atingidas pela violência estatal
Abstract: The State, throughout history, has been structured as an entity that, at different times, exercises coercive practices, often directed at specific groups. These actions reflect and perpetuate social inequalities, highlighting the relationship between state power and exclusionary structures that shape the dynamics of access to rights and resources in the country. Thus, at different times, the State emerges as an imposing authority superior to the conflicting social classes, operating to protect the interests of the dominant class, which results in an unfair attribution of problems of violence to marginalized individuals, while ignoring the underlying structural causes. In Brazil, the myth of racial democracy covers up the veiled racism that perpetuates inequalities, especially evident in the high homicide rates among young black people and in the lack of access to basic services such as access to mental health services. This literature review has the general objective of analyzing the psychosocial consequences of state violence, manifested in forms such as incarceration, homicides and processes of marginalization. To this end, the specific objectives are to formulate critical reflections that contribute to the prevention of this violence, to deepen the understanding of its impacts on individuals and affected communities, and to identify possible contributions from psychology to mitigate the effects of this dynamic, with reflections on equity and respect for the human rights of populations affected by state violence.
Keywords: Psicologia
Saúde mental
Violência estatal
Estado
Racismo
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FAPSI - Faculdade de Psicologia
metadata.dc.publisher.course: Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8522
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