Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8530
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação e racismo estrutural: o papel da escola na luta antirracista no Brasil
metadata.dc.creator: Pereira, Janaína da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Lira, Rosenir de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro, Claudia Guerra
metadata.dc.contributor.referee2: Belém, Maria de Jesus Campos de Souza
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho explora os movimentos contemporâneos de resistência e transformação no campo educacional, focado na construção de práticas antirracistas nas escolas. Partimos da premissa de que o racismo se estrutura historicamente sob a sombra da colonialidade, configurando desigualdades persistentes na educação brasileira. O espaço escolar, portanto, torna-se um palco onde essas desigualdades podem ser tanto perpetuadas quanto combatidas. Nesse contexto, criticamos o persistente eurocentrismo nos currículos, um legado que continuamos a enfrentar e que alimenta a reprodução das desigualdades raciais. Urge remodelar a formação docente, incumbindo-a de uma responsabilidade crítica: cultivar noções de consciência racial e de valorização das culturas afro-brasileiras. A aplicabilidade de políticas públicas, tais como as leis que incorporam a história e a cultura afrodescendente ao ensino escolar, representam uma importante conquista rumo a uma educação mais justa. Propomos ainda a implantação de práticas pedagógicas transformadoras que promovam a equidade racial, propondo um verdadeiro redesenho do currículo para que este espelhe pluralidade cultural do Brasil. Acreditamos firmemente que a educação detém o potencial de desconstruir o racismo estrutural nas escolas. Assim, o desafio lançado por este trabalho é refletir profundamente o papel formador das escolas em moldar relações raciais mais equitativas, transformando-as em trincheiras de combate a toda forma de exclusão e discriminação racial na sociedade brasileira.
Abstract: This work explores contemporary movements of resistance and transformation in the educational field, focused on building anti-racist practices in schools. We start from the premise that racism is historically structured under the shadow of coloniality, configuring persistent inequalities in Brazilian education. The school space, therefore, becomes a stage where these inequalities can be both perpetuated and combated. In this context, we criticize the persistent Eurocentrism in curricula, a legacy that we continue to face and that fuels the reproduction of racial inequalities. There is an urgent need to remodel teacher training, entrusting it with a critical responsibility: cultivating notions of racial awareness and valuing Afro-Brazilian cultures. The applicability of public policies, such as laws that incorporate Afro-descendant history and culture into school teaching, represent an important achievement towards fairer education. We also propose the implementation of transformative pedagogical practices that promote racial equity, proposing a true redesign of the curriculum so that it reflects Brazil's cultural plurality. We firmly believe that education holds the potential to deconstruct structural racism in schools. Thus, the challenge launched by this work is to deeply reflect the formative role of schools in shaping more equitable racial relations, transforming them into trenches to combat all forms of exclusion and racial discrimination in Brazilian society.
Keywords: Educação antirracista
Anti-racist education
Racismo nas escolas
OProtagonismo negro
Racismo estrutural
Racism in schools
Black protagonism
Structural racism
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: PEREIRA, Janaína da Silva. Educação e racismo estrutural: o papel da escola na luta antirracista no Brasil. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8530
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JanainaPereira.pdf575,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.