Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8533
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Produzindo cola a partir do leite: uma proposta experimental para o ensino de proteínas nas aulas de química do ensino médio |
Other Titles: | Producing glue from milk: an experimental proposal for teaching proteins in high school chemistry classes |
metadata.dc.creator: | Silva, Vanessa da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Menezes, Jean Michel dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Trindade, Ívina Thayná Miranda |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Fabricio Valentim da |
metadata.dc.description.resumo: | O ensino tradicional de Química, centrado exclusivamente na exposição de conteúdos pelo professor, muitas vezes desestimula o engajamento e a participação ativa dos alunos. Este estudo propõe uma abordagem experimental como ferramenta pedagógica para ensinar conceitos sobre proteínas, utilizando a produção de cola a partir do leite como atividade prática. A pesquisa foi conduzida com alunos do 3o ano do Ensino Médio em uma escola pública de Itacoatiara-AM, e a coleta de dados incluiu questionários e fichas de atividades. Um questionário inicial avaliou o conhecimento prévio dos alunos, revelando níveis variados de compreensão sobre o tema. Após uma aula expositiva dialogada, foi realizada a prática experimental que demonstrou a extração de caseína do leite e sua transformação em cola. O experimento integrou teoria e prática, permitindo aos alunos observar e manipular diretamente os conceitos ensinados. Os resultados indicaram um avanço significativo no entendimento dos conteúdos, com destaque para a melhoria nas respostas dos alunos no pós experimento. A prática experimental fomentou habilidades como observação, análise crítica e trabalho em grupo, além de consolidar a aprendizagem. Conclui-se que a experimentação enriquece o ensino de Química, conectando conceitos teóricos a aplicações práticas do cotidiano, e pode ser um recurso indispensável para motivar e engajar os estudantes. |
Abstract: | Traditional Chemistry teaching, focused exclusively on the teacher's presentation of content, often discourages students' engagement and active participation. This study proposes an experimental approach as a pedagogical tool to teach concepts about proteins, using the production of glue from milk as a practical activity. The research was conducted with 3rd year high school students at a public school in Itacoatiara-AM, and data collection included questionnaires and activity sheets. An initial questionnaire assessed students' prior knowledge, revealing varying levels of understanding on the topic. After a dialogued expository class, experimental practice was carried out that demonstrated the extraction of casein from milk and its transformation into glue. The experiment integrated theory and practice, allowing students to directly observe and manipulate the concepts taught. The results indicated a significant advance in understanding the content, with emphasis on the improvement in students' responses post-experiment. The experimental practice fostered skills such as observation, critical analysis and group work, in addition to consolidating learning. It is concluded that experimentation enriches Chemistry teaching, connecting theoretical concepts to practical everyday applications, and can be an indispensable resource to motivate and engage students. |
Keywords: | Ensino de química Experimentação Proteínas Aprendizagem ativa |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara |
Citation: | SILVA, Vanessa da.Produzindo cola a partir do leite: uma proposta experimental para o ensino de proteínas nas aulas de química do ensino médio. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Química e Biologia) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8533 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_VanessaSilva.pdf | 510,06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.