Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8536
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Literatura infantil na escola: reflexões sobre a sua natureza artístico-cultural em contraposição ao seu uso como ferramenta pedagógica
metadata.dc.creator: Souza, Letícia Cristina Caxias de
metadata.dc.contributor.advisor1: Corrêa, Carlos Humberto Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Ana Paula Lima Carvalho de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a natureza da literatura infantil na escola, analisando seu uso tanto como ferramenta pedagógica quanto como objeto artístico-cultural. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com levantamento de fontes realizado nas plataformas de periódicos da CAPES e SciELO. A análise das fontes selecionadas seguiu um roteiro de questões que buscou responder aos objetivos do estudo, com ênfase na comparação entre a recorrente utilização da literatura infantil como meio de ensino nas instituições, e sua valorização enquanto expressão artística. Constatou-se que, embora seja predominante na escola a utilização da literatura infantil como pretexto para o ensino de conteúdos curriculares, há uma crescente possibilidade de tratar os textos infantis como objetos de arte nas salas de aula. A pesquisa aponta para a necessidade de repensar a abordagem pedagógica, a fim de proporcionar aos alunos uma experiência mais rica com a literatura, reconhecendo sua dimensão estética e cultural.
Abstract: Este trabajo pretende reflexionar sobre la naturaleza de la literatura infantil en la escuela, analizando su uso tanto como herramienta pedagógica como objeto artístico-cultural. Se trata de una investigación bibliográfica, con levantamiento de fuentes realizada en las plataformas de revistas CAPES y SciELO. El análisis de las fuentes seleccionadas siguió una guía de preguntas que buscaron responder a los objetivos del estudio, con énfasis en la comparación entre el uso recurrente de la literatura infantil como medio de enseñanza en las instituciones, y su valoración como expresión artística. . Se encontró que, si bien el uso de la literatura infantil como pretexto para la enseñanza de contenidos curriculares prevalece en las escuelas, existe una posibilidad creciente de tratar los textos infantiles como objetos de arte en las aulas. La investigación apunta a la necesidad de repensar el enfoque pedagógico, con el fin de brindar a los estudiantes una experiencia más rica con la literatura, reconociendo su dimensión estética y cultural.
Keywords: Literatura infantil
Artístico-cultural
Leitura literária
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8536
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LetíciaSouza.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.