Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8537
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Parceria entre família e escola: Um olhar sobre o processo de adaptação da criança na educação infantil |
metadata.dc.creator: | Silva, Sarah Daniely da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pereira, Denílson Diniz |
metadata.dc.contributor.referee1: | Castro, Kelly Cristina Batista de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Juliana Bastos |
metadata.dc.description.resumo: | O referido trabalho propôs, por meio de uma abordagem qualitativa e pesquisa de campo, analisar a parceria entre família e escola no processo de adaptação de crianças de dois a cinco anos de idade em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da zona Norte da cidade de Manaus – AM. Uma vez que essa parceria é essencial no processo de adaptação das crianças à educação pré- escolar. Essa parceria é necessária para garantir um ambiente de aprendizagem estimulante e motivador para a criança, onde ela possa se desenvolver plenamente. O referencial teórico deste artigo está embasado principalmente nas concepções de Paulo Freire (1968) e Vygotsky (1991), visto que ambos os autores abordam a importância do ambiente social na aprendizagem das crianças. A análise revelou que o processo de adaptação da criança ao ambiente escolar na Educação Infantil é mais eficaz quando família e escola compartilham responsabilidades e mantêm diálogos constantes, seja por meio de reuniões regulares, boletim informativo, e- mails, mensagens em aplicativos específicos em plataformas digitais ou até mesmo por meio de atividades socioculturais. Isso possibilita um ambiente de aprendizagem mais estável para a criança, onde as expectativas e as abordagens educacionais, tanto da família quanto da escola, possam ser percebidas e planejadas de forma a promover um ambiente educacional inclusivo e acolhedor, servindo como base para uma jornada educativa bem-sucedida e enriquecedora para a criança. Além disso, a família tem um papel importante em proporcionar um ambiente doméstico favorável à aprendizagem, oferecendo rotinas, um espaço tranquilo para estudos e incentivando hábitos saudáveis. Isso cria uma base para uma jornada educativa bem-sucedida e enriquecedora para a criança. |
Abstract: | This study aimed, through a qualitative approach and field research, to analyze the partnership between family and school in the adaptation process of children aged two to five years in a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) in the northern area of Manaus – AM. This partnership is essential for the adaptation of children to preschool education, ensuring a stimulating and motivating learning environment where they can fully develop. The theoretical framework of this article is primarily based on the concepts of Paulo Freire (1968) and Vygotsky (1991), as both authors emphasize the importance of the social environment in children's learning. The analysis revealed that the adaptation process of children to the school environment in Early Childhood Education is more effective when family and school share responsibilities and maintain constant dialogue, whether through regular meetings, newsletters, emails, messages on specific digital platforms, or sociocultural activities. This collaboration enables a more stable learning environment for the child, where the expectations and educational approaches of both family and school can be aligned and planned to promote an inclusive and welcoming educational setting, serving as the foundation for a successful and enriching educational journey. Additionally, the family plays a crucial role in providing a home environment conducive to learning, with routines, a quiet study space, and encouragement of healthy habits. This creates a solid basis for a successful and enriching educational journey for the child. |
Keywords: | Educação Infantil Pais e Escola Adaptação escolar Processo de adaptação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8537 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_SarahSilva | 387,59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.