Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8542
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A formação do psicólogo e o uso crítico de tecnologias de comunicação
Other Titles: The training of psychologists and the critical use of communication technologies
metadata.dc.creator: Cortez, Bruno Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Sérgio Sócrates Baçal
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Maria Eduarda Delduque
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Maria Antonia de Souza
metadata.dc.description.resumo: Historicamente, o ensino de psicologia tem sido alvo de disputa por alguns setores da sociedade. Essas tensões, juntamente com a pandemia do coronavírus em 2020 e o advento do ensino remoto emergencial (ERE) culminaram na criação de novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de psicologia em 2023, onde se prevê o emprego de tecnologias de comunicação de modo a fazer o estudante refletir criticamente sobre o seu uso. O presente estudo tem como objetivo investigar o uso de Tecnologia de Comunicação (TIC) no curso de graduação em Psicologia por meio de uma revisão narrativa. A pesquisa dos trabalhos se deu nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Google Acadêmico, selecionando-se 9 trabalhos que foram submetidos à Análise de Conteúdo, relacionando-os com o conceito de dialogicidade proposto por Paulo Freire. As experiências de ensino analisadas remeteram ao ERE e sugerem possibilidades de inovação. O maior desafio, no entanto, é superar a lógica de mercantilização do ensino, propondo políticas públicas que facilitem o acesso a dispositivos eletrônicos pelos estudantes e programas de capacitação docente, bem como a regulamentação adequada dessa atividade no que concerne ao uso de tais ferramentas. Ainda assim, é recomendável que as TIC sejam empregadas no ensino presencial de psicologia, uma vez que aproximam o estudante da realidade profissional e permitem mais possibilidades pedagógicas.
Abstract: Historically, psychology education has been a point of contention for certain sectors of society. These tensions, coupled with the COVID-19 pandemic in 2020 and the onset of emergency remote teaching (ERT), led to the creation of new National Curriculum Guidelines (NCG) for psychology programs in 2023. These guidelines emphasize the use of information and communication technologies (ICT) to encourage students to critically reflect on their application. This study aims to explore the use of ICT in undergraduate psychology programs through a narrative review. The research was conducted using the platforms Scientific Electronic Library Online (SciELO), Virtual Health Library (BVS), and Google Scholar, resulting in the selection of nine studies that were analyzed through Content Analysis and contextualized within Paulo Freire's concept of dialogicity. The teaching experiences examined were linked to ERT and highlighted opportunities for innovation. However, the primary challenge lies in overcoming the commodification of education by advocating for public policies that improve student access to electronic devices, provide teacher training programs, and establish proper regulations for the use of these tools. Even so, it is recommended that ICT be integrated into in-person psychology education, as they help bridge the gap between students and professional practice while offering greater flexibility for educators.
Keywords: Formação do psicólogo
Ensino de psicologia
Tecnologias de comunicação
Mercantilização do ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: CURRICULO: CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: PROGRAMACAO DE CONDICOES DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FAPSI - Faculdade de Psicologia
metadata.dc.publisher.course: Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8542
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BrunoCortez.pdf789,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.