Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8552
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação Matemática e decolonialidade: mapeando as pesquisas na Região Norte
metadata.dc.creator: Nascimento, Ana Beatriz da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Saraiva, Darlane Cristina Maciel
metadata.dc.description.resumo: Este estudo investiga a produção acadêmica em Educação Matemática na perspectiva decolonial na Região Norte do Brasil. A pesquisa, realizada a partir do mapeamento teórico de Biembengut (2008), considerou dissertações e teses defendidas entre 2013 a 2022 de Universidades (Stricto Sensu) presentes na Região Norte que possuam Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática. Como critérios de seleção, acessamos os repositórios de Universidades (Públicas e Privadas), buscando teses e dissertações que tenham vínculo com Educação, Educação Matemática, Educação em Ciências e Matemática, Decolonialidade e outros afins, defendidas em um período de 10 anos (2013 a 2022). A pesquisa teve como objetivo geral identificar como as pesquisas nesta área estão sendo pensadas e efetivadas, tanto no tange ao contexto teórico quanto ao metodológico. Os resultados indicam que apesar de ser uma temática recente de pesquisa, existe uma produção acadêmica significativa no âmbito da Educação Matemática e Decolonialidade, na Região Norte, a qual reflete a busca por uma educação mais inclusiva, plural e democrática. A perspectiva decolonial destaca-se como uma ferramenta importante para promover uma educação que reconheça e respeite as diferentes identidades culturais existentes na Região Norte.
Abstract: This study investigates academic production in Mathematics Education from a decolonial perspective in the Northern Region of Brazil. The research, carried out based on Biembengut's (2008) theoretical mapping, considered dissertations and theses defended between 2013 and 2022 from Universities (Stricto Sensu) in the Northern Region that have Postgraduate Programs in Mathematics Education. As selection criteria, we accessed the repositories of Universities (Public and Private), searching for theses and dissertations that are linked to Education, Mathematics Education, Science and Mathematics Education, Decoloniality and other related subjects, defended in a period of 10 years (2013 to 2022). The research had the general objective of identifying how research in this area is being thought and carried out, both in terms of the theoretical and methodological context. The results indicate that despite being a recent research topic, there is significant academic production in the field of Mathematics Education and Decoloniality in the Northern Region, which reflects the search for a more inclusive, plural and democratic education. The decolonial perspective stands out as an important tool to promote an education that recognizes and respects the different cultural identities that exist in the Northern Region.
Keywords: Educação
Educação Matemática
Decolonialidade
Educação em Ciências e Matemática
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: NASCIMENTO, Ana Beatriz da Silva. Educação Matemática e Decolonialidade: mapeando as pesquisas na Região Norte. 2025. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)- Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8552
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: GRUPED - Grupo de Pesquisa em Estudos Pós-Críticos e Decoloniais
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ AnaBeatrizNascimento.pdf450,09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.