Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8554
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Metodologia científica na educação básica: as práticas de ensino e a formação do estudante nas escolas de ensino médio em Parintins (AM)
metadata.dc.creator: Ferreira, Hanna Glenda de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Kézia Siméia Barbosa da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Justi, Jadson
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Rosana Ramos de
metadata.dc.description.resumo: A Metodologia Científica em geral situa-se nos espaços formativos do Ensino Superior, compondo o currículo das disciplinas introdutórias de todos os cursos acadêmicos, entretanto é uma ferramenta útil e segura para a gestação de uma postura amadurecida frente aos conhecimentos científicos, sejam eles instrumentais, técnicos ou lógicos, visando a aprendizagem (Severino, 2000), em etapas escolares da Educação Básica. O objetivo central do trabalho analisar a Metodologia Científica inserida nas práticas de ensino da Educação Básica e os contributos para a formação dos estudantes de Ensino Médio em Parintins (AM), articulando os conhecimentos científico-metodológicos aos saberes desenvolvidos nas práticas de ensino. Sob uma abordagem qualitativa, realizou-se uma Pesquisa de Campo nas escolas do Ensino Médio, entrevista com professores e questionário com os estudantes. Embora a Metodologia Científica componha algumas práticas docentes de iniciação científica nas escolas participantes, os estudantes expressam a necessidade e desejo de apropriação em relação a esses conhecimentos, pois sua ausência gera lacunas na formação: problemas relacionados à escrita, falta de rigor científico na elaboração dos trabalhos, desarticulação com os conhecimentos científicos e/ou sistematização e raciocínio conforme procedimentos e técnicas necessárias, dentre outros. Confirmou-se a necessidade da MC compor as práticas curriculares de ensino, pois a sua contribuição implica qualitativamente na formação do estudante. Trazer ao debate escolar a relevância desta área de conhecimento favorece a capacidade crítica do leitor, impacta no rigor científico e a qualidade na produção dos conhecimentos.
Abstract: Scientific Methodology is generally found in the educational spaces of Higher Education, composing the curriculum of introductory disciplines of all academic courses. However, it is a useful and safe tool for the development of a mature attitude towards scientific knowledge, whether instrumental, technical or logical, aiming at learning (Severino, 2000), in school stages of Basic Education. The main objective of the work is to analyze the Scientific Methodology inserted in the teaching practices of Basic Education and the contributions to the education of High School students in Parintins (AM), articulating scientific-methodological knowledge with the knowledge developed in teaching practices. Using a qualitative approach, a Field Research was carried out in High School schools, interviews with teachers and a questionnaire with students. Although Scientific Methodology is part of some teaching practices for scientific initiation in the participating schools, students express the need and desire to acquire this knowledge, since its absence creates gaps in their education: problems related to writing, lack of scientific rigor in the preparation of papers, lack of articulation with scientific knowledge and/or systematization and reasoning according to necessary procedures and techniques, among others. The need for CM to be part of the curricular teaching practices was confirmed, since its contribution has a qualitative impact on the student's education. Bringing the relevance of this area of ​​knowledge to the school debate favors the reader's critical capacity, impacts scientific rigor and the quality of knowledge production.
Keywords: Metodologia científica
Práticas de ensino
Formação do estudante
Ensino médio
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Citation: FERREIRA, Hanna Glenda de Souza. Metodologia científica na educação básica: as práticas de ensino e a formação do estudante nas escolas de ensino médio em Parintins (AM). 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8554
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_HannaFerreira.pdf319,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.