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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Economia criativa: a indústria brasileira de jogos digitais de 2013 a 2023
Other Titles: Creative economy: the brazilian digital games industry from 2013 to 2023
metadata.dc.creator: Costa, Gustavo Vitor da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Neves, Salomão Franco
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Anderson Littaif Feitosa da
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Paulo Berti de Azevedo
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo geral analisar a evolução da estrutura produtiva de jogos digitais brasileiros especificamente no período de 2013-2023. Para atingir este objetivo, propõe-se: a) Examinar o lado da oferta de jogos eletrônicos brasileiros e as variáveis que a influenciam dentro do período estudado, principalmente em relação à produção e aos serviços prestados e utilizados pelas empresas nacionais; b) Buscar analisar se o setor de jogos digitais é capaz ou não de trazer benefícios sociais e econômicos para o país; e, c) Analisar a relação das empresas nacionais com o mercado internacional de jogos digitais, no sentindo de planejamento de vendas das desenvolvedoras. Referente aos resultados, buscou-se realizar análises sobre a quantidade de desenvolvedoras de jogos digitais no Brasil, a quantidade de jogos produzidos, os trabalhadores e suas características dentro deste setor, a criação e proteção da propriedade intelectual; os recursos tecnológicos e serviços que são utilizados pelas desenvolvedoras, o faturamento da indústria, o financiamento da indústria, e os mercados-alvo, no que trata sobre o planejamento de vendas ao mercado internacional. Com estas análises é possível perceber que a indústria brasileira de jogos digitais, apesar de possuir alguns pontos negativos que devem ser ressaltados, demonstra uma evolução dentro do período estudado, tanto em termos quantitativos, quanto em termos qualitativos, promovendo benefícios econômicos e sociais não somente dentro da área de jogos digitais, mas para o país, como empregabilidade, renda, inclusão social, avanços tecnológicos, e amadurecimento de pequenas empresas, contribuindo assim para o fortalecimento da atividade econômica, da cultura e da identidade nacional.
Abstract: This study aims to analyze the evolution of the productive structure of Brazilian digital games specifically in the period from 2013 to 2023. To achieve this goal, the following objectives are proposed: a) To examine the supply side of Brazilian electronic games and the variables that influence it during the studied period, particularly in relation to production and the services provided and used by national companies; b) To analyze whether the digital games sector is capable of bringing social and economic benefits to the country; and c) To evaluate the relationship between national companies and the international digital games market, particularly regarding the sales planning of developers. Regarding the results, the study sought to conduct analyses on the number of digital game developers in Brazil, the number of games produced, the workers and their characteristics within this sector, the creation and protection of intellectual property, the technological resources and services utilized by developers, the industry's revenue, its financing, and the target markets concerning sales planning for the international market. These analyses reveal that the Brazilian digital games industry, despite some negative aspects that should be highlighted, shows significant evolution during the studied period, both quantitatively and qualitatively. This evolution promotes economic and social benefits not only within the digital games domain but also for the country as a whole, such as employment opportunities, income generation, social inclusion, technological advancements, and the maturation of small businesses. This contributes to strengthening economic activity, culture, and national identity.
Keywords: Jogos digitais
Indústria
Desenvolvimento
Brasil
Economia criativa
Digital games
Industry
Development
Brazil
Creative economy
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus
Citation: COSTA, Gustavo Vitor da Silva. Economia criativa: a indústria brasileira de jogos digitais de 2013 a 2023. 2025. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8565
metadata.dc.subject.controlado: .
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