Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8566
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Educação de Jovens e Adultos(EJA): uma análise no programa Busca Ativa do escolar da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-AM) na realidade de Manaus (2020-2022). |
metadata.dc.creator: | Milome, Gabrielly Reategue |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Caldas, Edla Cristina Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee1: | Feitoza, Ronney da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a Educação de Jovens e Adultos (EJA), analisando as ações interdisciplinares do Programa Busca Ativa Escolar, criado pela Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC-AM) para combater a evasão e o abandono escolar em Manaus entre 2020 e 2022. O objetivo geral foi analisar as ações do Programa Busca Ativa do Escolar da SEDUC-AM para a modalidade EJA no município de Manaus. Para o alcance do objetivo foram estabelecidos os objetivos específicos: a) Verificar se há ações previstas no plano de atuação do Programa para promover com eficácia a redução dos índices de evasão e abandono escolar na modalidade de EJA em Manaus; b) Identificar atividades de promoção da permanência e do sucesso dos estudantes de EJA por meio do Programa Busca Ativa do Escolar da SEDUC-AM. Os autores que embasaram esta pesquisa como referencial teórico foram: Patto (1997), Di Pierro (2001, 2005), Freire (1976, 1996), Gadotti (2006), Minayo (2002, 2008), Favero (2011), Machado (2009) e Arroyo (2003). A pesquisa configurou-se em uma pesquisa documental sob abordagem qualitativa, para a coleta de dados utilizamos análise documental técnica pois foram utilizados documentos de relatórios e planejamentos do Programa Busca Ativa do Escolar disponibilizados pela SEDUC-AM. O estudo mostrou que o Programa Busca Ativa Escolar através das ações interdisciplinares avançou no combate à evasão no Amazonas, mas carece de dados analíticos para avaliar seu impacto, destacando a necessidade de monitoramento, avaliações abrangentes e investimentos em infraestrutura e formação docente para sua eficácia e sustentabilidade. |
Abstract: | This Final Course Work addresses Youth and Adult Education (EJA), analyzing the interdisciplinary actions of the Active School Search Program, created by the Amazonas Department of Education and Sports (SEDUC-AM) to combat school dropout and evasion in Manaus between 2020 and 2022. The general objective was to analyze the actions of the Seduc-am Active School Search Program for the EJA modality in the city of Manaus. To achieve the objective, the following specific objectives were established: a) Verify if there are actions foreseen in the Program's action plan to effectively promote the reduction of school dropout and evasion rates in the EJA modality in Manaus; b) Identify activities to promote the permanence and success of EJA students through the Seduc-am Active School Search Program. The authors who supported this research as a theoretical framework were: Patto (1997), Di Pierro (2001, 2005), Freire (1976, 1996), Gadotti (2006), Minayo (2002, 2008), Favero (2011), Machado (2009) and Arroyo (2003). The research was configured as a documentary research with a qualitative approach, for the data collection we used technical documentary analysis because documents of reports and plans of the Active School Search Program made available by Seduc-am were used. The study showed that the Active School Search Program through interdisciplinary actions made progress in combating evasion in Amazonas, but lacks analytical data to evaluate its impact, highlighting the need for monitoring, comprehensive evaluations and investments in infrastructure and teacher training for its effectiveness and sustainability. |
Keywords: | Educação de Jovens e Adultos Programa Busca Ativa do Escolar Evasão escolar Permanência |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
Citation: | MILOME, Gabrielly Reategue. Educação de jovens e adultos (EJA): uma análise no Programa Busca Ativa do Escolar da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-AM) na realidade de Manaus (2020-2022). 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8566 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_GabriellyMilome.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.