Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8568
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Formação Docente Continuada para o Atendimento Educacional Especializaso em salas de recursos no Municipio de Parintins
metadata.dc.creator: Baima, Rivillen Barbosa de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonseca, José Luiz Pereira da
metadata.dc.description.resumo: Este projeto denominado de Formação docente continuada para o atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais no município de Parintins. Teve como objetivo conhecer, identificar, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas especificidades principalmente levando em conta a realidade do educando, onde foi analisando e observando a melhor forma de se trabalhar na sala de recursos multifuncionais para os atendimentos dos alunos que necessitam deste ambiente, buscando práticas adequadas e meios que possibilitam o ensino/aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, pois os envolvidos participam ativamente desse processo de construção do conhecimento inicial e continuado e abordagem epistemológica da pesquisa é fenomenológica, pois busca a compreensão do fenômeno a ser interrogado. A partir disso a pesquisa seguiu as seguintes etapas: pesquisas bibliográficas, revisão literária, pesquisa de campo, coletas de dados. O trabalhado apresenta resultados da pesquisa, baseando- se em pesquisa de campo e bibliográficas. No desenvolvimento abordamos temas sobre: formação continuada; dificuldades nos atendimentos nas salas de recursos multifuncionais; especialização para o atendimento e qualidade, aplicação de questionários de entrevista para melhor compreensão e análise.
Abstract: ABSTRACT: This project is called Initial and Continuing Teacher Training for Specialized Educational Services in multifunctional resource rooms in the municipal network of Parintins. The objective was to know, identify, develop and organize pedagogical and accessibility resources that eliminate barriers to the full participation of students, considering their specificities, mainly taking into account the reality of the student, where the best way to work was analyzed and observed. in the multifunctional resource room to assist students who need this environment, seeking appropriate practices and means that enable teaching/learning. The research was developed through a qualitative approach, as those involved actively participate in this process of building initial and continued knowledge and the epistemological approach to the research is phenomenological, as it seeks to understand the phenomenon to be questioned. From there, the research followed the following steps: bibliographical research, literary review, field research, data collection. The work presents final results of the research, based on field and bibliographical research. In development we cover topics such as: continuing training; difficulties in providing assistance in multifunctional resource rooms; specialization for service and quality, application of interview questionnaires for better understanding and analysis.
Keywords: Formação continuada
Acessibilidade
Equidade
Inclusão
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8568
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RIvilllenBaima.pdf488,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.