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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: A educação das camadas populares no estado do Amazonas: uma análise das desigualdades socioeducacionais
metadata.dc.creator: Santos, Juliana Lima dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Camila Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Rodrigo de Macedo
metadata.dc.contributor.referee2: Frota Filho, Armando Brito
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Audrilene Santos de
metadata.dc.description.resumo: O trabalho de conclusão de curso “A educação das camadas populares no estado do Amazonas: uma análise das desigualdades socioeducacionais” surgiu de uma discussão que há muito tempo é enfrentada no campo educacional e que, mesmo com tal longevidade no debate acadêmico, configura-se como uma problemática atual: as desigualdades presentes em nossa sociedade e suas implicações no campo escolar. Do ponto de vista acadêmico, a relevância se encontra em retomar as discussões que Pierre Bourdieu criou em sua teoria; do ponto de vista social, é importante continuar interrogando essas desigualdades que ocorrem em tantas gerações, sobretudo no cenário amazônico. O trabalho buscou inferir de que forma a origem social impacta no destino social das camadas populares, para o seu desenvolvimento adotamos um referencial epistemológico bourdieusiano e uma metodologia qualitativa, bibliográfica e com análise de dados secundários sobre as condições sociais e educacionais do estado do Amazonas. O referencial bourdieusiano e a teoria bourdieusiana foram necessários para compreender os processos de reprodução social e a forma com que a escola ainda reproduz a Violência Simbólica a partir das distintas classes e camadas sociais. O levantamento e a análise de dados foram úteis para pensar a forma que as famílias de camadas populares amazonenses enfrentam esses desafios das desigualdades socioeducacionais. Dessa forma, pode-se atentar para o processo de reprodução de desigualdades vivenciados dentro e fora de espaços escolares, dos esforços dos familiares para ofertar longevidade nas escolarização dos seus filhos e dos desafios enfrentados pelas camadas populares, no que diz respeito ao mercado de trabalho e escolarização.
Abstract: The undergraduate thesis “Education of the popular classes in the state of Amazonas: an analysis of socio-educational inequalities” emerged from a discussion that has long been discussed in the educational field and that, despite its longevity in academic debate, is a current problem: the inequalities present in our society and their implications in the school field. From an academic point of view, the relevance lies in resuming the discussions that Pierre Bourdieu created in his theory; from a social point of view, it is important to continue questioning these inequalities that occur in so many generations, especially in the Amazon region. The paper sought to infer how social origin impacts the social destiny of the popular classes. For its development, we adopted a Bourdieusian epistemological framework and a qualitative, bibliographic methodology with analysis of secondary data on the social and educational conditions of the state of Amazonas. The Bourdieusian framework and Bourdieusian theory were necessary to understand the processes of social reproduction and the way in which schools still reproduce Symbolic Violence based on different social classes. The collection and analysis of data were useful to think about how families from the lower classes of the Amazon face these challenges of socio-educational inequalities. In this way, attention can be paid to the process of reproduction of inequalities experienced inside and outside of school spaces, the efforts of family members to offer their children a long schooling, and the challenges faced by the lower classes in the job market and schooling.
Keywords: Educação
Origem social
Camadas populares
Desigualdades socioeducacionais
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: SANTOS, Juliana Lima dos. A educação das camadas populares no estado do Amazonas: uma análise das desigualdades socioeducacionais. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8576
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: GRUPESPE - Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação
metadata.dc.subject.controlado: .
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