Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8579
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O desenvolvimento socioemocional na Educação Infantil em uma turma do Pré II: a importância e os desafios no espaço escolar |
metadata.dc.creator: | Vieira, Izanilde Cruz |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Andréia Francisca de Assis de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Braule, Gilvânia Plácido |
metadata.dc.contributor.referee2: | Abelaez, Elizilda Rosendo |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso (TCC), aborda como tema central a relevância e os desafios provenientes do desenvolvimento socioemocional na etapa de ensino da educação infantil. O objetivo geral deste trabalho é: “Analisar a importância e os principais desafios emergentes das competências socioemocionais na educação infantil”, e para isso foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar as competências socioemocionais e os desafios enfrentados, analisar os desafios percebidos na educação infantil durante a inserção de práticas pedagógicas sobre o desenvolvimento socioemocional das crianças, compreender a relação entre o socioemocional e o desempenho escolar na educação infantil, e, averiguar a influência das relações entre a escola, a família e os alunos para o desenvolvimento socioemocional dos educandos. Para alcançar os objetivos deste trabalho, optou-se por utilizar uma abordagem de pesquisa qualitativa, através de uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados, foram utilizados a observação participante, durante a aplicação de um projeto de intervenção realizado durante três dias, em uma escola do município de Benjamin Constant - Am, e também contou com a aplicação de um questionário, contendo perguntas abertas e em escalas, para a professora da turma que foi pesquisada. Os principais resultados obtidos neste trabalho foram que as competências socioemocionais são fundamentais para o desenvolvimento de aspectos cognitivos e motores das crianças, pois impacta diretamente na aquisição de aprendizagem, no entanto, observou se também que, embora a família desempenhe um papel fundamental na formação do indivíduo, foi notado neste estudo que as famílias não são assíduas no acompanhamento da vida escolar das crianças. A partir disso, concluiu-se que a implementação de práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento socioemocional, assim como uma formação adequada para os docentes, contribuem para superar os desafios advindos dos percalços ocorridos no desenvolvimento socioemocional dos alunos. Entende-se a partir disso, a escola e a família devem trabalhar em conjunto para que seja efetivado o desenvolvimento de competências socioemocionais nos educandos. |
Abstract: | El presente trabajo de finalización de curso (TCC) aborda como tema central la relevancia y los desafíos que surgen del desarrollo socioemocional en la etapa docente de educación infantil. El objetivo general de este trabajo es “Analizar la importancia y principales desafíos emergentes de las habilidades socioemocionales en la educación infantil”, y para ello se definieron los siguientes objetivos específicos: identificar las habilidades socioemocionales y los desafíos que enfrentam, analizar los desafíos percibidos en la educación infantil durante la inserción de prácticas pedagógicas en el desarrollo socioemocional de los niños, comprender la relación entre el desempeño socioemocional y escolar en la educación infantil, e investigar la influencia de las relaciones entre la escuela, la familia y los estudiantes para el desarrollo socioemocional de los niños estudiantes. Para lograr los objetivos de este trabajo, optamos por utilizar un enfoque de investigación cualitativa, a través de investigación de campo. Para la recolección de datos, se utilizó la observación participante, durante la implementación de un proyecto de intervención realizado durante tres días, en una escuela del municipio de Benjamin Constant - Am, y también incluyó la aplicación de un cuestionario, abierto y en escalas, a el profesor de la clase que se investigó. Los principales resultados obtenidos en este trabajo fueron que las habilidades socioemocionales son fundamentales para el desarrollo de los aspectos cognitivos y motores de los niños, ya que impactan directamente en la adquisición de los aprendizajes, sin embargo, también se observó que, si bien la familia juega un papel fundamental en la formación del individuo, en este estudio se constató que las familias no son asiduas en el seguimiento de la vida escolar de los niños. De esto, se concluyó que la implementación de prácticas pedagógicas orientadas al desarrollo socioemocional, así como una adecuada formación de los docentes, contribuyen a superar los desafíos derivados de los retrocesos ocurridos en el desarrollo socioemocional de los estudiantes. Se entiende de esto que, la escuela y la familia deben trabajar juntas para garantizar el desarrollo de habilidades socioemocionales en los estudiantes. |
Keywords: | Desenvolvimento socioemocional Criança Práticas pedagógicas Família-escola |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
Citation: | VIEIRA, Izanilde Cruz. O desenvolvimento socioemocional na Educação Infantil em uma turma do Pré II: a importância e os desafios no espaço escolar. 2024. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant (AM), 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8579 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_IzanildeVieira.pdf | 3,61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.