Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8581
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: O uso do Youtube como plataforma digital de ensino e aprendizado
Other Titles: The use of Youtube as a digital teaching and learning platform
metadata.dc.creator: Rocha, Adriele Almeida da
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Alexsandro Melo
metadata.dc.description.resumo: Diante das facilidades para a pratica de estudo criada através das acessibilidades tecnológicas, pretende-se expor neste trabalho de pesquisa de projeto a análise dos resultados do uso da plataforma digital “Youtube” que vem mediando o acesso à educação de acadêmicos em formação da universidade federal do amazonas como uma ferramenta de ensino e aprendizado formal e informal. Como metodologia utilizou-se a pesquisa exploratória e bibliográfica, com uma abordagem qualiquantitativa, a partir da qual foi possível explorar melhor o fenômeno em pauta a cerca dos resutados qualitativos que foram quantificados em numero reais de amostragem coletada, que possibilitam em seu estudo algumas propostas de análises posteriores, trazendo maior familiaridade com a problemática, tornando explícito a reformulação de hipóteses a partir de outras pesquisas. Aprofunda-se como destaque exemplar a acessibilidade ao canal do Youtube “sabedoria política”, que vem sendo utilizado como material didático de ensino e aprendizado com os discentes do instituto de ciências sociais, educação e zootecnia do estado do amazonas-Ufam. Conforme estudos sociais em dias atuais em conformidade com cientistas e pesquisadores, conclui-se que o uso da tecnologia direcionado a essas plataformas é uma opção para meios do sistema de ensino e aprendizagem, uma ferramenta em potencial para a construção de conhecimento e que ela está ao alcance da maior parte da população e usa-la se faz necessário.
Abstract: In view of the facilities for the practice of study created through technological accessibility, it is intended to expose in this project research work the analysis of the results of the use of the digital platform "Youtube" that has been mediating the access to education of academics in training at the Federal University of Amazonas as a tool for formal and informal teaching and learning. As a methodology, exploratory and bibliographic research was used, with a qualitative-quantitative approach, from which it was possible to better explore the phenomenon in question about the qualitative results that were quantified in real numbers of sample collected, which enable in its study some proposals for further analysis, bringing greater familiarity with the problem, making explicit the reformulation of hypotheses from other researches. An exemplary highlight is the accessibility to the Youtube channel "political wisdom", which has been used as didactic material for teaching and learning with students of the Institute of Social Sciences, Education and Animal Science of the State of Amazonas-Ufam. According to social studies nowadays in accordance with scientists and researchers, it is concluded that the use of technology directed to these platforms is an option for means of the teaching and learning system, a potential tool for the construction of knowledge and that it is within the reach of most of the population and using it is necessary.
Keywords: Educação
Aprendizagem
Tecnologia
Youtube
Conhecimento
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8581
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AdrieleRocha.pdf467,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.