Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8586
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Bullying nas escolas: análise das medidas existentes no PPP de duas escolas públicas de Manaus
metadata.dc.creator: Castro, Alynne Cardoso de
metadata.dc.contributor.advisor1: Caldas, Edla Cristina Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Marinês Viana de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Maria Sônia Souza de
metadata.dc.description.resumo: O trabalho analisa os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) de duas escolas da rede pública de ensino na cidade de Manaus, com o objetivo de investigar quais ações preventivas ao Bullying nas escolas estão previstas nos documentos, sabendo que, estes documentos exibem às ações e princípios seguidos pelas instituições, portanto, a análise possibilita conhecer de que forma esta violência é enfrentada nas escolas, no atual contexto social. A pesquisa desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativa, para a análise documental, sendo os documentos de fontes primárias, produzidos pelas escolas da rede pública e aprovados pela Secretaria de Educação do Estado. Os resultados mostram que a O PPP da Escola A apresenta princípios e normativas voltadas ao respeito às diferenças, enfatiza a necessidade de promover ações diante da prática ao bullying na escola, pontuando a responsabilidade dos professores e pedagogo em atuar de forma preventiva, a participação de todos, garante a plena realização das metas previstas no Plano de Ação. O PPP da Escola B indica princípios são voltados ao protagonismo juvenil, formando os discentes, não apenas intelectualmente, mas formando jovens conscientes socialmente. Não foram apresentadas ações voltadas exclusivamente para o bullying. A escola apresenta ações no contexto geral de convivência e respeito às diferenças.
Abstract: This article analyzes the Pedagogical Political Projects (PPPs) of two public schools in the city of Manaus, with the aim of investigating which preventive actions against bullying in schools are provided for in the documents. These documents exhibit the actions and principles followed by the institutions, and therefore, the analysis allows us to understand how this violence is addressed in schools in the current social context. The research was developed using a qualitative approach for document analysis, with the documents being primary sources produced by the public schools and approved by the State Department of Education. The results show that the PPP of School A presents principles and guidelines aimed at respecting differences and emphasizes the need to promote actions against bullying at school, highlighting the responsibility of teachers and pedagogues to act preventively. The participation of everyone ensures the full achievement of the goals set out in the Action Plan. The PPP of School B indicates principles focused on youth protagonism, forming students not only intellectually, but also socially conscious young people. No actions specifically aimed at bullying were presented. The school presents actions in the general context of coexistence and respect for differences.
Keywords: Projeto Político Pedagógico
Bullying
Violência escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8586
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AlynneCastro.pdf710,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.