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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8589
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Censo Escolar na Educação Básica: possibilidades e desafios na implementação de políticas públicas para estudantes com deficiência da rede municipal de educação. |
metadata.dc.creator: | Batista, Alexandra Azevedo |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Marques, Luiz Antônio Barbosa Guerra |
metadata.dc.description.resumo: | A Educação é um processo universal em que os sujeitos constroem as suas experiências nas relações sociais visando desenvolver e potencializar a sua capacidade mental, psicológica, emocional e cognitiva para viver em sociedade. É uma construção que pode acontecer junto à formação familiar, social e escolar, e, portanto, a educação pode ser formal e informal. A educação escolar formal, ocorre dentro de instituições de ensino público e privado, possui uma estrutura curricular organizada para atender às necessidades e direitos de aprendizagens dos estudantes conforme preconiza os documentos oficiais educacionais. O objetivo desse estudo é analisar o Censo Escolar 2023 como ferramenta fundamental para implementar políticas públicas para a Educação Inclusiva da Rede Municipal de Educação no município de Parintins-Am. É uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho descritiva com abordagem qualitativa sem desconsiderar informações quantitativas. Foram utilizados documentos oficiais do governo federal, da Secretaria Municipal de Educação, artigos, teses e outros, a fim, de aprofundar conhecimento acerca do tema, buscando fontes e autores que se debruçam sobre o objeto desse estudo e, assim contextualizar com as experiências descritas na pesquisa. Os resultados apontam que o processo de coleta de dados do Censo Escolar na Rede tem favorecido avanços no atendimento à Educação Inclusiva, promovendo acesso e permanência dos estudantes na escola. Evidenciam, ainda, que as demandas desse público são diversas e específicas, sinalizando desafios nas ações implementadas. Outro ponto, diz respeito ao quantitativo crescente de estudantes identificados com deficiência, diagnosticados e em análise, exigindo mais investimentos em materiais pedagógicos acessíveis, formação continuada para professores regentes, de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e monitores e infraestrutura adequadas nas escolas. |
Abstract: | Education is a universal process in which subjects build their experiences in social relationships with the aim of developing and enhancing their mental, psychological, emotional and cognitive capacity to live in society. It is a construction that can take place alongside family, social and school education, and therefore education can be formal or informal. Formal school education takes place in public and private educational institutions and has a curricular structure organized to meet students' learning needs and rights, as recommended by official educational documents. The aim of this study is to analyze the 2023 School Census as a fundamental tool for implementing public policies for Inclusive Education in the Municipal Education Network in the municipality of Parintins-Am. This is a descriptive bibliographical and documentary study with a qualitative approach without disregarding quantitative information. Official documents from the federal government, the Municipal Department of Education, articles, theses and others were used in order to deepen our knowledge of the subject, looking for sources and authors who focus on the object of this study and thus contextualize the experiences described in the research. The results show that the process of collecting data from the School Census in the Network has led to advances in the provision of Inclusive Education, promoting access and permanence of students in school. They also show that the demands of this public are diverse and specific, signaling challenges in the actions implemented. Another point concerns the growing number of students identified with disabilities, diagnosed and under analysis, requiring more investment in accessible teaching materials, continuing training for teachers, Specialized Educational Assistance (AEE) and monitors and adequate school infrastructure. |
Keywords: | Censo escolar School Census Política Pública Educação Inclusiva Public Policy Inclusive Education |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Estado, Trabalho e Políticas Públicas - Especialização - Parintins |
Citation: | BATISTA, Alexandra Azevedo. Censo Escolar na Educação Básica: possibilidades e desafios na implementação de políticas públicas para estudantes com deficiência da rede municipal de educação. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialista em Estado, Trabalho e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amazonas - Parintins, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8589 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Ciências Sociais Aplicadas |
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