Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8591
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Inclusão de surdos no Ensino Superior: um olhar no Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia ICSEZ/UFAM
Other Titles: Inclusion of deaf people in Higher Education: a look at the Institute of Social Sciences, Education and Animal Science ICSEZ/UFAM
metadata.dc.creator: Sousa, Dalila Araújo de
Teixeira, Danilza de Souza
Fonseca, José Luiz Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonseca, José Luiz Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor2: Teixeira, Danilza de Souza
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa foca na inclusão de estudantes Surdos no Ensino Superior, especialmente no Curso de Administração do ICSEZ/UFAM. O objetivo principal é compreender a inclusão desses discentes nas perspectivas de docentes, Intérpretes de Libras e coordenação do Núcleo de Acessibilidade. Foram consideradas as políticas públicas vigentes para a inclusão de Surdos, os serviços oferecidos pelo núcleo de acessibilidade aos discentes Surdos, o planejamento de ensino e os conteúdos elaborados pelos professores para trabalhar com discentes Surdos, além dos desafios e perspectivas dessa inclusão. A metodologia adotada foi a qualitativa, com abordagem fenomenológica, tendo os dados coletados por meio de entrevistas narrativas. A pesquisa constatou que, embora as políticas públicas garantam os direitos educacionais dos Surdos no ensino superior, é fundamental oferecer formação e capacitação aos docentes para que a inclusão se efetive com qualidade e eficácia no ensino.
Abstract: This research focuses on the inclusion of deaf students in Higher Education, especially in the Administration Course at ICSEZ/UFAM. The main objective is to understand the inclusion of these students from the perspectives of teachers, Libras interpreters and in a cooperative way from the accessibility center. Current public policies for the inclusion of deaf people, the services offered by the accessibility center for deaf students, teaching planning and content prepared by teachers to work with deaf students were considered, in addition to the challenges and perspectives of this inclusion. The methodology adopted was qualitative, with a phenomenological approach, with data obtained through narrative interviews. The research found that, although public policies guarantee the educational rights of deaf people in higher education, it is essential to offer training and training to teachers so that inclusion is effective with quality and effectiveness in teaching.
Keywords: Inclusão
Inclusion
Surdos
Educação
Deaf
Education
University education
Ensino Superior
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Citation: SOUSA, Dalila Araújo de. Inclusão de surdos no Ensino Superior: um olhar no Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia ICSEZ/UFAM. 2025. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8591
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Art_DalilaSousa.pdf267,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.