Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8593
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | História Oral de Vida de professores de escolas ribeirinhas da Amazônia |
metadata.dc.creator: | Cruz, Daiane Rodrigues da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo parte da necessidade de valorização das histórias de vida dos professores ribeirinhos, uma vez que eles reúnem experiências e práticas importantes para a construção de estratégias pedagógicas fundamentais para o processo ensino aprendizagem. Teve como objetivo compreender a história oral de vida de professores de escolas ribeirinhas da região do Mamurú, localizada em uma área de fronteira entre os Municípios de Parintins (Am) e Juruti (Pa) e contribuições para refletir a Educação do Campo. O caminho metodológico fundamentou-se na perspectiva histórica, com a metodologia da pesquisa da história oral, realização de entrevistas temáticas com 4 (quatro) professores, as quais foram gravadas e transcritas. Os autores que contribuem com as discussões deste trabalho são: Freire (1996) Delgado (2010), Hage (2011), Parente (2014), Arroyo; Caldart; Molina (2011). Os resultados apresentam como desafios enfrentados pelos professores: a distância das escolas, a falta de infraestrutura e material pedagógico, falta de formação continuada, bem como as dificuldades causadas pela fronteira entre as cidades de Juruti e Parintins. Também foi potencial e experiência de trabalhar com turmas multisseriadas, através de abordagens multidisciplinares e criativas, levando em conta a realidade das crianças. O estudo enfatizou ainda a importância da relação entre escolas e comunidades ribeirinhas. |
Abstract: | This study addresses the need to value the life stories of riverside teachers, as they bring significant experiences and practices essential for developing pedagogical strategies that enhance the teaching-learning process. The objective was to understand the oral life histories of teachers from riverside schools in the Mamurú region, located at the border between the municipalities of Parintins (AM) and Juruti (PA), and to contribute to reflections on Rural Education. The methodological approach was based on a historical perspective, employing oral history research, including thematic interviews with four teachers, which were recorded and transcribed. Theoretical contributions came from Freire (1996), Delgado (2010), Hage (2011), Parente (2014), Arroyo, Caldart, and Molina (2011). The results highlighted challenges such as the distance to schools, lack of infrastructure and teaching materials, absence of continuous training, and difficulties caused by the border between Juruti and Parintins. However, the study also identified the potential of working with multigrade classes through multidisciplinary and creative approaches, considering the children's realities. It emphasized the importance of the relationship between schools and riverside communities. |
Keywords: | Educação do Campo Saberes docentes Território |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8593 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_DaianeCruz.pdf | 744,61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.