Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8594
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Contribuições e desafios do(a) pedagogo(a) na educação especial em dois centros de educação infantil em Parintins - AM
metadata.dc.creator: Beltrão, Nataly Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonseca, José Luiz Pereira
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa denominada de Contribuições e desafios do(a) pedagogo(a) na Educação Especial em dois centros de Educação Infantil, em Parintins - AM. Teve como objetivo entender e identificar as contribuições e desafios que esses profissionais da educação enfrentam diariamente para desenvolver seus trabalhos na educação infantil. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, pois esta busca explorar e compreender o “como” e o “porquê” dos fenômenos, oferecendo uma visão mais profunda sobres questões que não podem ser facilmente quantificadas. A abordagem epistemológica da pesquisa é fenomenológica, pois visa entender o fenômeno que está sendo investigado. Os resultados do estudo fundamentam-se principalmente na pesquisa de campo e nas fontes bibliográficas. No desenvolvimento abordamos temas sobre: desafios e contribuições enfrentados pelos pedagogos na educação especial; especialização de profissionais para o atendimento e qualidade de ensino para os alunos com deficiência. O resultado da pesquisa evidencia claramente o papel do pedagogo e os desafios no desenvolvimento da escola, pois estas exigem mudanças na postura, percepção e organização do sistema educacional e das políticas de inclusão.
Abstract: This research is called Contributions and challenges of the pedagogue in Special Education in two Early Childhood Education centers, in Parintins-AM. It aimed to understand and identify the contributions and challenges that these education professionals face daily to develop their work in early childhood education. The research was developed through a qualitative approach, as it seeks to explore and understand the "how" and "why" of phenomena, offering a deeper insight into issues that cannot be easily quantified. The epistemological approach to research is phenomenological, as it aims to understand the phenomenon being investigated. The results of the study are based mainly on field research and bibliographic sources. In the development we address topics on: challenges and contributions faced by pedagogues in special education; specialization of professionals for the service and quality of teaching for students with disabilities. The result of the research clearly shows the role of the pedagogue and the challenges in the development of the school, as these require changes in the posture, perception and organization of the educational system and inclusion policies.
Keywords: Adversidades
Inclusão
Formação continuada
Educação especial
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8594
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_NatalyBeltrao.pdf248,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.