Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8598
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: o papel do professor no processo ensino-aprendizagem das crianças
metadata.dc.creator: Santos, Tolly Ohanna Queiroz dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Rosana Ramos de
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Maria das Graças Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Corina Fátima Costa
metadata.dc.description.resumo: Na era das telas, o brincar é mais uma vez requerido como espaço/tempo/momento de interação, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e emocionais. Este artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi investigar o papel do professor na mediação de jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Desse modo, este estudo teve como arcabouço teórico os autores: Kishimoto (2011), Angotti (2010), Luckesi (1998), Maluf (2009), Almeida (1998), Figueiredo e Souza (2021), Vigotski (2018, 2021), Martins, Afrantes e Facci (2020), Montessori (2002). A pesquisa de campo foi realizada em um Centro Educacional Infantil público localizada na cidade de Parintins - AM, e envolveu duas docentes que atuam no turno matutino, nas respectivas turmas de 1º e 2º período, com crianças de 4 a 5 anos e 11 meses. O instrumento de coleta de dados baseou-se na observação participante e entrevista semiestruturada, o que permitiu uma compreensão da utilização de estratégias lúdicas nas atividades diárias do Centro Educacional. Constatou-se, o reconhecimento dos professores em relação aos jogos e brincadeiras como elementos essenciais para o desenvolvimento infantil, porém, observou-se a ausência de intencionalidade educativa ao propor brinquedos e brincadeiras, bem como, o ambiente/espaços (internos e externos) desfavoráveis para o fazer pedagógico na educação infantil.
Abstract: In the age of screens, playing is once again required as a space/time/moment of interaction, learning and development of motor, cognitive and emotional skills. This article is the result of qualitative research whose objective was to investigate the role of the teacher in mediating games and games in the teaching and learning process in early childhood education. Therefore, this study had the following authors as its theoretical framework: Kishimoto (2011), Angotti (2010), Luckesi (1998), Maluf (2009), Almeida (1998), Figueiredo e Souza (2021), Vigotski (2018, 2021) , Martins, Afrantes and Facci (2020), Montessori (2002). The field research was carried out in a public Children's Educational Center located in the city of Parintins - AM, and involved two teachers who work in the morning shift, in the respective 1st and 2nd period classes, with children aged 4 to 5 years and 11 months. The data collection instrument was based on participant observation and semi-structured interviews, which allowed an understanding of the use of playful strategies in the daily activities of the Educational Center. It was found that teachers recognized games and games as essential elements for child development, however, there was a lack of educational intentionality when proposing toys and games, as well as the environment/spaces (internal and external) unfavorable for pedagogical practice in early childhood education.
Keywords: Professor
Ensino
Aprendizagem
Jogos e brincadeiras
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8598
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TollySantos.pdf308,13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.