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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8603
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O nadar infantil: ensino aprendizagem e treinamento em escolas de natação do município de Parintins-AM |
metadata.dc.creator: | Borges, Alessandro Cavalcante de Morais Alves, Emina Moutinho |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nascimento, Roseane Oliveira do |
metadata.dc.contributor.referee1: | Caregnato, André Felipe |
metadata.dc.contributor.referee2: | Viana, Elma Lima |
metadata.dc.description.resumo: | O nadar define-se como uma forma de sustentar-se na água, usando os recursos do próprio corpo, onde é necessária a ambientação do indivíduo com o meio e estabelecendo uma relação segura do corpo com a água. Tradicionalmente, para idosos, adultos, jovens e crianças, é corriqueiro iniciar a natação com a adaptação do indivíduo ao meio líquido, até que a pessoa se sinta segura para começar a prática dos quatro estilos de nado. O objetivo do presente estudo foi analisar os métodos utilizados pelos professores no ensino da natação para crianças da cidade de Parintins-AM. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa de forma exploratória e descritiva, tendo como amostra os(as) professores(as) de natação que ministram aulas para crianças de ambos os sexos, na idade de quatro a doze anos de idade. A coleta de dados realizou-se nas instituições que oferecem aulas de natação da cidade de Parintins-AM. O critério de inclusão na coleta de dados foi à graduação em Educação Física e o critério de exclusão foi carga horária menor de quatro aulas de natação, com turmas de crianças, por semana. Os instrumentos utilizados para as coletas de dados foram diário de campo e questionário. A coleta de dados foi realizada em quatro etapas, a saber: 1) Solicitação de anuência das escolas de natação; 2) Solicitação de autorização dos(as) professores(as); 3) Observações e registro em diário de campo de quatro aulas por professor(a); 4) Aplicação de um questionário. Nas observações realizadas percebeu-se a utilização predominante de um método de ensino tradicional com a presença de muitas atividades com exercícios educativos, organização de conteúdo em tarefas analíticas, da mais simples a mais complexa. Porém, por ser uma faixa etária que necessita de mais ludicidade, também se constatou a presença de brincadeiras, apesar de ser em um número inferior aos educativos. Deste modo, entendemos que há a necessidade de pensar na natação para além dos quatro estilos de nado, buscar novas abordagens no ensino, priorizar as vivências das crianças, objetivando diversificação motora, não apenas as técnicas dos estilos. |
Abstract: | Swimming can be defined as a way of sustaining oneself in water, using the body's own resources, where it is necessary for the individual to adapt to the environment, establishing a safe relationship between the body and the water. Traditionally, for the elderly, adults, young people and children, it is common to start swimming with the individual's adaptation to the liquid environment, until the person feels safe to begin practicing the four swimming styles. The objective of the present study is to analyze the methods used by teachers in teaching swimming to children in the city of Parintins-AM. This is a field research, with a qualitative approach in an exploratory and descriptive way, whose sample is swimming teachers who teach classes for children of both sexes, aged between four and 12 years old. Data collection was carried out in institutions that offer swimming classes in the city of Parintins-AM. The inclusion criterion was: Having a degree in physical education. And the exclusion criterion was: having less than 4 hours of swimming lessons, with groups of children, per week. The instruments used for data collection were: questionnaire and field diary. Data collection was carried out in four stages, namely: 1) Request for consent from swimming schools; 2) Request for authorization from teachers; 3) Observations and field diary recording of four classes per teacher; 4) Application of the questionnaire. The observations revealed the predominant use of a traditional teaching method, with the presence of many activities with educational exercises, organization of content into analytical tasks, ranging from the simplest to the most complex. However, as it is an age group that needs more playfulness, the presence of games was also found, despite being fewer than educational ones. Therefore, we conclude that there is a need to think about swimming beyond the 4 swimming styles, seek new approaches in teaching, prioritize children's experiences, aiming for motor diversification, not just the style techniques. |
Keywords: | Pedagogia Nadar Infantil Aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Manaus |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8603 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde |
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