Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8604
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: O transtorno do espectro autista (TEA): impactos da legislação para uma prática pedagógica inclusiva
Other Titles: The autism espectrum disorder (ASD): impacts of legislation for an inclusive pedagogical practice
metadata.dc.creator: Melo, Pedro Henrique Silva de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Sales, Clotilde Tinoco
metadata.dc.contributor.referee1: Belém, Maria de Jesus Campos de Souza
metadata.dc.description.resumo: Este artigo teve por objetivo geral investigar a legislação de Educação Inclusiva pertinente ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas implicações para uma prática pedagógica democrática. Atuando como apoio escolar de criança com autismo, na rede municipal de Manaus, e com o aprofundamento sobre a legislação brasileira de Educação Inclusiva, tem-se observado que crianças com Transtorno do Espectro Autista têm enfrentado nas escolas públicas regulares muitos desafios no que se refere à forma de atendimento pedagógico e técnico especializado, apesar das inúmeras leis que asseguram seus direitos de cidadania. Na grande maioria das vezes ficam isolados nas salas de aula, sem atendimento individualizado pelo professor (a), ou contando apenas com um apoio escolar para acompanhá-lo em algumas necessidades básicas. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica de abordagem qualitativa. Traz em sua estrutura uma abordagem inicial sobre a alfabetização e letramento na perspectiva do trabalho cognitivo e linguístico com foco no Transtorno do Espectro Autista, perpassando pelos conceitos e concepções sobre o TEA, a legislação de Educação Especial e Inclusiva relacionadas ao TEA. Faz-se ainda uma análise consistente de quais recursos didáticos - pedagógicos são orientados pelos manuais das secretarias de educação para atendimento de crianças com TEA. Como resultados, o estudo evidenciou no diálogo com os autores (as) da área da Educação Inclusiva, como Mantoan (2003) e Liberalesso (2020) a clara relação entre o estímulo precoce da criança com TEA e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Por meio da análise de alguns materiais didático-pedagógicos, de pesquisadoras como Gomes (2015) e de coletâneas pedagógicas da Semed de São Paulo/SP (2021), constatou-se um leque de possibilidades para a prática pedagógica em diferentes situações de ensino e aprendizagem.
Abstract: The article’s main objective was to investigate the legislation of Inclusive Education pertinent to Autism Spectrum Disorder (ASD) and its implications for a democratic pedagogical practice. Acting as school support for children with autism, in the municipal network of Manaus, and with the deepening of the Brazilian legislation of Inclusive Education, it has been observed that children with Autism Spectrum Disorder have faced many challenges in regular public schools with regard to the form of specialize pedagogical and technical care, despite the numerous laws that ensure their citizenship rights. In the vast majority of times they are isolated in the classrooms, without individualized care by the teacher, or relying only on school support to accompany them in some basic needs. This is a bibliographic study with a qualitative approach. It brings in its structure an initial approach to literacy and literacy from the perspective of cognitive and linguistic work with a focus on Autism Spectrum Disorder, permeating the concepts and conceptions about ASD, the legislation of Special and Inclusive Education related to ASD. A consistent analysis is also made of which didactic - pedagogical resources are guided by the manuals of the education secretariats for the care of children with ASD. As a result, the study showed in the dialogue with the authors in the area of Inclusive Education, such as Mantoan (2003) and Liberalesso (2020), the clear relationship between the early stimulation of the child with ASD and the development of reading and writing skills. Through the analysis of some didactic-pedagogical materials, researchers such as Gomes (2015) and pedagogical collections of Semed de São Paulo/SP (2021), a range of possibilities for pedagogical practice in different teaching and learning situations was found.
Keywords: Legislação de educação inclusiva
Transtorno do espectro autista
Prática pedagógica
Alfabetização
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8604
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PedroMelo.pdf909,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.