Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8606
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Ensino de Português: Um estudo sobre a produção de texto por estudantes indígenas em Língua Portuguesa como L2 em uma escola pública estadual em Atalaia do Norte - AM
metadata.dc.creator: Costa, Izabel Oliveira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcante, Marcilene da Silva Nascimento
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Andreza Marcião dos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Valdineia Ferreira dos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso está situado na área de língua portuguesa como segunda língua (L2) para estudantes indígenas e tem por título “Ensino de português: um estudo sobre a produção de texto por estudantes indígenas em língua portuguesa como L2 em uma escola pública estadual em Atalaia do Norte - AM”. O projeto que deu origem a presente monografia teve como objetivo geral: realizar um estudo investigativo sobre o processo de produção textual dos estudantes indígenas, utilizando como ponto norteador os desafios enfrentados pelos estudantes indígenas na produção de textos escritos em português como segunda língua (L2) dos discentes e por objetivos específicos: a. descrever os procedimentos metodológicos do ensino de língua portuguesa com ênfase na produção textual, b. contextualizar a situação de aprendizagem desses alunos em relação ao português como L2 e c. verificar se a escola atende o que dispõem os documentos oficiais norteadores e o Projeto Político Pedagógico da escola. Quanto aos procedimentos metodológicos, o trabalho é de natureza qualitativa (Gil, p. 2008), seguidos da pesquisa bibliográfica (Gil, 2002), pesquisa documental (Gil, 2002) e pesquisa de campo (Gil, 2008). Referente a fundamentação da investigação, recorreu-se, a título de Adorno (2024); Almeida Filho, (2011); Amado (2012); Antunes (2003, 2005); Baptista (2010); Ferreira (2009); Grupioni et all (2006); Koch (2015); Koch e Elias (2009); Maher (2006, 2007); Marcuschi (2002, 2008); Nogueira, (2007); Vasconcellos (2004); Veiga (2002). Além dos documentos oficiais da educação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (1996); Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas - RCNEI (1998); Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - DCNEM (2018). Os resultados obtidos indicam que a baixa participação dos estudantes indígenas durante as aulas caracteriza-se por um comportamento passivo e pouco engajamento nas discussões propostas. Também identificou-se a ausência de produção textual entre os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, evidenciando uma lacuna crítica no desenvolvimento das habilidades da escrita e um distanciamento entre o que dispõe a legislação e a prática pedagógica.
Abstract: Este trabajo de finalización de curso se sitúa en el área de lengua portuguesa como segunda lengua (L2) para estudiantes indígenas y tiene como título "Enseñanza de portugués: un estudio sobre la producción de texto por estudiantes indígenas en lengua portuguesa como L2 en una escuela pública estatal en Atalaia do Norte - AM". El proyecto que dio origen a la presente monografía tuvo como objetivo general: realizar un estudio investigativo sobre el proceso de producción textual de los estudiantes indígenas, utilizando como punto orientador los desafíos enfrentados por los estudiantes indígenas en la producción de textos escritos en portugués como segunda lengua (L2) de los alumnos y por objetivos específicos: a. describir los procedimientos metodológicos de la enseñanza de lengua portuguesa con énfasis en la producción textual, b. contextualizar la situación de aprendizaje de estos alumnos en relación al portugués como L2 y c. verificar si la escuela cumple con lo que disponen los documentos legales orientadores y el Proyecto Político Pedagógico de la escuela. En cuanto a los procedimientos metodológicos, el trabajo es de naturaleza cualitativa (Gil, 2008), seguidos de la investigación bibliográfica (Gil, 2002), investigación documental (Gil, 2002) e investigación de campo (Gil, 2008). Referente a la fundamentación de la investigación, se recurrió a los trabajos de Adorno (2024); Almeida Filho, (2011); Amado (2012); Antunes (2003, 2005); Baptista (2010); Ferreira (2009); Grupioni et all (2006); Koch (2015); Koch e Elias (2009); Maher (2006, 2007); Marcuschi (2002, 2008); Nogueira, (2007); Vasconcellos (2004); Veiga (2002). Además de los documentos oficiales de la educación como la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional - LDB (1996); Referencial Curricular Nacional para las Escuelas Indígenas - RCNEI (1998); Base Nacional Común Curricular - BNCC (2018); Directrices Curriculares Nacionales para la Enseñanza Media - DCNEM (2018). Los resultados obtenidos indican que la baja participación de los estudiantes indígenas durante las clases se caracteriza por un comportamiento pasivo y poco compromiso en las discusiones propuestas. También se identificó la ausencia de producción textual entre los estudiantes del 3º año de la Enseñanza Media, evidenciando una brecha crítica en el desarrollo de las habilidades de escritura y un distanciamiento entre lo que dispone la legislación y la práctica pedagógica.
Keywords: Língua portuguesa como L2
Educação indígena
Produção textual
Interculturalidade
Ensino-aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8606
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IzabelCosta.pdf910,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.