Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8608
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Gestão financeira e permanência acadêmica: um estudo sobre os desafios dos estudantes da UFAM em Benjamin Constant - AM
metadata.dc.creator: Hayden, Thiago Eduardo Castelo Branco
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Gleick Félix de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Francisco Olímpio de
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Rodrigo Noronha
metadata.dc.description.resumo: Neste estudo, investigou-se a relação entre a gestão financeira e a permanência acadêmica dos estudantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Benjamin Constant, com a finalidade de compreender os desafios enfrentados e propor estratégias para mitigá-los. Para tanto, foram necessários os seguintes objetivos específicos: identificar os principais fatores financeiros que impactam na permanência acadêmica, analisar as percepções dos discentes sobre o tema e propor intervenções práticas. Assim, a pesquisa foi conduzida mediante a aplicação de uma abordagem mista, utilizando métodos quantitativos e qualitativos, cujos dados foram interpretados sob a perspectiva da teoria da educação financeira e do desenvolvimento regional. Diante disso, percebeu-se que a ausência de educação financeira agrava as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, como o alto custo de vida e a dependência de recursos externos. Os resultados possibilitaram a seguinte conclusão: a implementação de programas de educação financeira pode não apenas promover maior permanência acadêmica, mas também contribuir para o fortalecimento da economia local, beneficiando diretamente os estudantes e suas comunidades.
Abstract: En este estudio se investigó la relación entre la gestión financiera y la permanencia académica de los estudiantes de la Universidad Federal de Amazonas (UFAM), campus Benjamin Constant, con el objetivo de comprender los desafíos enfrentados y proponer estrategias para mitigarlos. Para ello, se establecieron los siguientes objetivos específicos: identificar los principales factores financieros que impactan en la permanencia académica, analizar las percepciones de los estudiantes sobre el tema y proponer intervenciones prácticas. La investigación se llevó a cabo mediante un enfoque mixto, utilizando métodos cuantitativos y cualitativos, cuyos datos fueron interpretados desde la perspectiva de la teoría de la educación financiera y el desarrollo regional. A partir de esto, se observó que la ausencia de educación financiera agrava las dificultades de los estudiantes, como el alto costo de vida y la dependencia de recursos externos. Los resultados permitieron llegar a la siguiente conclusión: la implementación de programas de educación financiera no solo puede fomentar una mayor permanencia académica, sino también contribuir al fortalecimiento de la economía local, beneficiando directamente a los estudiantes y sus comunidades.
Keywords: Gestão financeira
Permanência acadêmica
Educação financeira
Desenvolvimento regional
Estudantes universitários
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8608
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ThiagoHayden.pdf1,69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.