Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8608
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Gestão financeira e permanência acadêmica: um estudo sobre os desafios dos estudantes da UFAM em Benjamin Constant - AM |
metadata.dc.creator: | Hayden, Thiago Eduardo Castelo Branco |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Márcia Gleick Félix de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Francisco Olímpio de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barbosa, Rodrigo Noronha |
metadata.dc.description.resumo: | Neste estudo, investigou-se a relação entre a gestão financeira e a permanência acadêmica dos estudantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Benjamin Constant, com a finalidade de compreender os desafios enfrentados e propor estratégias para mitigá-los. Para tanto, foram necessários os seguintes objetivos específicos: identificar os principais fatores financeiros que impactam na permanência acadêmica, analisar as percepções dos discentes sobre o tema e propor intervenções práticas. Assim, a pesquisa foi conduzida mediante a aplicação de uma abordagem mista, utilizando métodos quantitativos e qualitativos, cujos dados foram interpretados sob a perspectiva da teoria da educação financeira e do desenvolvimento regional. Diante disso, percebeu-se que a ausência de educação financeira agrava as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, como o alto custo de vida e a dependência de recursos externos. Os resultados possibilitaram a seguinte conclusão: a implementação de programas de educação financeira pode não apenas promover maior permanência acadêmica, mas também contribuir para o fortalecimento da economia local, beneficiando diretamente os estudantes e suas comunidades. |
Abstract: | En este estudio se investigó la relación entre la gestión financiera y la permanencia académica de los estudiantes de la Universidad Federal de Amazonas (UFAM), campus Benjamin Constant, con el objetivo de comprender los desafíos enfrentados y proponer estrategias para mitigarlos. Para ello, se establecieron los siguientes objetivos específicos: identificar los principales factores financieros que impactan en la permanencia académica, analizar las percepciones de los estudiantes sobre el tema y proponer intervenciones prácticas. La investigación se llevó a cabo mediante un enfoque mixto, utilizando métodos cuantitativos y cualitativos, cuyos datos fueron interpretados desde la perspectiva de la teoría de la educación financiera y el desarrollo regional. A partir de esto, se observó que la ausencia de educación financiera agrava las dificultades de los estudiantes, como el alto costo de vida y la dependencia de recursos externos. Los resultados permitieron llegar a la siguiente conclusión: la implementación de programas de educación financiera no solo puede fomentar una mayor permanencia académica, sino también contribuir al fortalecimiento de la economía local, beneficiando directamente a los estudiantes y sus comunidades. |
Keywords: | Gestão financeira Permanência acadêmica Educação financeira Desenvolvimento regional Estudantes universitários |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Administração - Bacharelado - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8608 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ThiagoHayden.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.