Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8609
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Itinerários formativos e projeto de vida no novo Ensino Médio: processos de implantação na rede estadual do Amazonas
metadata.dc.creator: Abreu, Tyfani Corrêa
metadata.dc.contributor.advisor1: Falcão, Nádia Maciel
metadata.dc.contributor.referee1: Caldas, Rafaela Silva Marinho
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho Final de Curso tem como foco a análise do processo de implantação do Novo Ensino Médio e seu currículo no período posterior à aprovação da Lei 13.415/2017, verificando a organização dos itinerários formativos e do componente projeto de vida ofertados em escolas públicas de ensino médio do Amazonas, além de verificar, através de grupos de discussão, a perspectiva dos estudantes sobre o novo ensino médio. A interpretação dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo qualitativa e do método documentário. Os resultados parciais indicam um processo de implantação da reforma intensificado a partir do ano de 2022 no Amazonas, com mudanças significativas na organização curricular do Ensino Médio, todavia, com pouco ou nenhum debate com a comunidade escolar. Não houve por parte da SEDUC/AM o diálogo e nem a escuta ativa dos jovens sobre seus interesses, apenas uma imposição de disciplinas e oferta de vagas para cursos profissionalizantes escolhidos pela Secretaria e pela escola. Além disso, observa-se um grande impacto na atuação dos docentes, haja visto a necessidade de assumirem novos componentes curriculares dos Itinerários Formativos como complementação de carga horária, sem o devido preparo, comprometendo com isso a qualidade do ensino.
Abstract: The Undergraduate These have the focus on the analysis of the implementation process of the new High School and your curriculum on the period after the approval of the law 13.415/2017, verifying the organization of formative itineraries and the component Life Project offered on public high schools in Amazonas, besides to verify through the discussion's groups, the perspective of the students about the New High School. The data interpretation was conducted based on qualitative content analysis and the documentary method. The preliminary results indicate that the reform's implantation process was intensified from 2022 onwards in Amazonas, with significant changes in the curriculum organization of high school. However, there was little or no debate with the school community. There was no dialogue or active listening from SEDUC/AM regarding the students' interests; rather, there was an imposition of subjects and the offering of spots in vocational courses selected by the Secretariat and the schools. Additionally, there is a significant impact on the work of teachers, given the need to take on new curriculum components in the Formative Itineraries as a supplement to their workload, without proper preparation, thus compromising the quality of education.
Keywords: Novo Ensino Médio
Itinerários Formativos
Projeto de Vida
Ensino Médio Amazonense
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: ABREU, Tyfani Corrêa. Itinerários formativos e projeto de vida no Novo Ensino Médio: processos de implantação na rede estadual do Amazonas. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8609
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: JETAM - Juventude, Educação e Trabalho na Amazônia
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TyfaniAbreu.pdf1,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.