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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A percepção de treinadores da Secretaria De Estado Do Desporto e Lazer (SEDEL) sobre o processo de iniciação esportiva.
metadata.dc.creator: Guimaraes, Bruna Barros
metadata.dc.contributor.advisor1: Krahenbuhl, Tathyane
metadata.dc.contributor.referee1: Leonardo, Lucas
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Felipe Guerra
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do presente estudo foi investigar a percepção dos treinadores da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (SEDEL) acerca dos processos de iniciação, especialização e continuidade esportiva. Utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, onde 11 treinadores de esportes individuais responderam a um questionário com questões dissertativas. A análise das respostas foi realizada pela análise temática, obtendo cinco categorias: iniciação esportiva, especialização esportiva, continuidade esportiva, competição e desafios para engajamento no esporte. Como resultados, os treinadores indicaram que a prática na iniciação esportiva deve ser ampla, incluindo a prática diversificada, e voltada para o desenvolvimento da coordenação motora, capacidades físicas e de valores socioeducativos. Quanto a especialização os treinadores indicaram diversas faixas etárias para iniciar a especialização de uma modalidade e dentro das próprias modalidades incluídas no estudo, contudo, demonstrando maior preocupação com a competição, aumento da carga física e mental, com ênfase na responsabilidade e foco nos treinos. Para a continuidade esportiva demonstraram preocupação em adaptar as atividades, porém, as relações sociais e interesse em resultado se mostraram como fatores mais presentes nas respostas dos treinadores. A competição aparece como secundária na iniciação, porém, importante para o aprendizado e socialização. Na última categoria, a estrutura material e física e a necessidade de capacitação e mais recursos humanos aparecem como desafios para a prática profissional dos treinadores de esporte.
Abstract: The objective of this study was to investigate the perceptions of coachesfrom the State Department of Sports and Leisure (SEDEL) regarding the processes of sports initiation, specialization, and continuity. A qualitative research approach was employed, where 11 individual sports teachers answered a questionnaire with open-ended questions. The responses were analyzed using thematic analysis, resulting in five categories: sports initiation, sports specialization, sports continuity, competition, and challenges for engagement in sports. The findings indicated that sports initiation should be broad, incorporating diverse practices and focusing on the development of motor coordination, physical abilities, and socio-educational values. Regarding specialization, teachers suggested different age ranges for starting specialization in a specific sport, varying across the sports included in the study. They expressed greater concern about competition, the increase in physical and mental workload, and emphasized responsibility and a focus on training. For sports continuity, the teachers highlighted the importance of adapting activities; however, social relationships and interest in outcomes emerged as more prominent factors in their responses. Competition was viewed as secondary during initiation but was considered important for learning and socialization. In the final category, material and physical infrastructure, along with the need for training and additional human resources, were identified as challenges for the professional practice of sports teachers.
Keywords: Iniciação esportiva
Sports Initiation
Especialização esportiva
Pedagogia do esporte
Continuidade esportiva
Sports Specialization
Sports Continuity
Sports Pedagogy
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Manaus
Citation: GUIMARÃES, Bruna Barros.Bibliotecas Universitárias: A percepção de treinadores da Secretaria De Estado do Desporto e Lazer (SEDEL) sobre o processo de iniciação esportiva. 2024. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação física ) - Universidade Federal Do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8613
metadata.dc.subject.controlado: .
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