Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8614
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: A imposição dos papéis de gênero na infância: A escola para além do azul e rosa
metadata.dc.creator: Nunes, Ismael de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcio de
metadata.dc.contributor.referee1: Maciel, Jeanne Mariel Brito de Moura
metadata.dc.contributor.referee2: Miranda, Suelen Soares Barcelo de
metadata.dc.description.resumo: A escola é um dos locais onde passamos boa parte de nossas vidas e, sendo assim, possui um forte impacto em nosso desenvolvimento intelectual e social. Por meio dos debates sociais e ideológicos da atualidade, temos a oportunidade de reimaginar muitos ambientes sociais, sendo a escola um deles. É dentro dela que se dá o processo de ensino e aprendizagem e é na infância que esse processo é mediado pedagogicamente por meio do brincar. Desta forma, o presente manuscrito busca trazer uma reflexão sobre a relação entre a escola, o brincar, o aprendizado e as concepções de gênero e como tais concepções podem se apresentar como barreiras para o desenvolvimento das crianças, sendo realizada de forma bibliográfica e documental, com análise qualitativa dos dados. Nosso estudo revela que existem, sim, diferentes benefícios ao eliminarmos as fronteiras de gênero dentro do processo de ensino e aprendizagem dos/as infantes e que ao repassar tais ideais conservadores, estamos limitando as experiências desse processo.
Abstract: School is one of the places where we spend a significant portion of our lives and, as such, has a strong impact on our intellectual and social development. Through the social and ideological debates of today, we have the opportunity to reimagine many social environments, with school being one of them. It is within the school that the teaching and learning process takes place, and it is during childhood that this process is pedagogically mediated through play. Thus, this manuscript seeks to reflect on the relationship between school, play, learning, and gender conceptions, and how such conceptions can present themselves as barriers to children's development. The study is conducted through bibliographic and documentary research, with a qualitative analysis of the data. Our research reveals that there are, indeed, various benefits to eliminating gender boundaries within the teaching and learning process of children, and that by perpetuating such conservative ideals, we are limiting the experiences of this process.
Keywords: Gênero
Brincar
Ensino e Aprendizagem
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8614
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IsmaelNunes.pdf436,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.