Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8615
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação, gênero e cultura no Art-Mulheres, n’o Parafuso e MiraMirá (Manaus, 1980 - 1990)
Other Titles: Education, gender and culture in Art-Mulheres, in Parafuso and MiraMirá (Manaus, 1980 - 1990)
metadata.dc.creator: Alencar, Fabia Maria Bailosa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Miranda, Vanessa
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Denilson Diniz
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho refletiu sobre a presença de diferentes movimentos sociais envolvidos em processos de luta pelo direito à educação, à cultura e à democracia em produções de comunicação popular (jornais, folhetins, boletins, cartazes) entre as décadas de 1980 e 1990 na cidade de Manaus. Trata-se de experiências que evidenciam ampla articulação com novas formas e criação de processos educativos em torno do direito à cidadania cultural, à cidade, à terra, ao trabalho, à igualdade de gênero, configurando, naquelas produções de comunicação popular, espaços de luta e invenção de democracia também como direito à “produção social da escrita”, dialógica e participativa, em décadas de elevado índice de analfabetismo no Brasil. A partir da problematização de jornais alternativos locais em circulação na cidade de Manaus entre os anos de 1980 e 1990, como o “Art-Mulheres” produzido pelo grupo “Articulação de Mulheres do Amazonas”, o “MiraMirá” com a participação de movimentos indígenas, e o periódico “Parafuso” organizado pela Pastoral Operária e movimentos de trabalhadores (as), o trabalho em tela, sustentado por entendimentos da pedagogia histórico-crítica, procurou compreender propostas de sociedade e debates políticos pelo direito à cultura e pela defesa dos modos de vida empreendidos por diferentes movimentos sociais. Nas folhas daquelas publicações alternativas, a auto-organização de mulheres, indígenas, trabalhadores (as), estudantes e professores (as), articulados em movimentos populares, evidencia práticas sociais que se apresentam como fazeres e saberes plurais na nossa contraditória sociedade de classes. Este estudo investigou, por meio de fontes de comunicação popular, as disputas pela construção de uma educação democrática em Manaus, articuladas pela união e resistência de mulheres, indígenas, trabalhadoras, estudantes e professoras em movimentos populares e feministas. Além de reivindicar novos direitos no norte do país, a pesquisa ampliou a concepção de educação para além dos espaços escolares, retornando a eles de forma dialética e atribuindo novos significados às conquistas relacionadas ao direito à educação pública e à cultura, integrando campo e cidade.
Abstract: This work reflected on the presence of different social movements involved in processes of struggle for the right to education, culture and democracy in popular communication productions (newspapers, pamphlets, bulletins, posters) between the 1980s and 1990s in the city of Manaus. These experiences demonstrate broad articulation with new forms and creation of educational processes around the right to cultural citizenship, the city, land, work, and gender equality, configuring, in those popular communication productions, spaces of struggle and invention of democracy also as a right to the “social production of writing”, dialogic and participatory, in decades of high illiteracy rates in Brazil. Based on the problematization of local alternative newspapers in circulation in the city of Manaus between the 1980s and 1990s, such as “Art-Mulheres” produced by the group “Articulação de Mulheres do Amazonas”, “MiraMirá” with the participation of indigenous movements, and the periodical “Parafuso” organized by Pastoral Operária and workers’ movements, the work in question, supported by understandings of historical-critical pedagogy, sought to understand proposals for society and political debates for the right to culture and the defense of ways of life undertaken by different social movements. In the pages of these alternative publications, the self-organization of women, indigenous people, workers, students and teachers, articulated in popular movements, highlights social practices that present themselves as plural actions and knowledge in our contradictory class society. This study investigated, through popular communication sources, the disputes for the construction of a democratic education in Manaus, articulated by the union and resistance of women, indigenous people, workers, students and teachers in popular and feminist movements. In addition to demanding new rights in the north of the country, the research expanded the concept of education beyond the school spaces, returning to them in a dialectical way and attributing new meanings to the achievements related to the right to public education and culture, integrating the countryside and the city.
Keywords: Educação
Movimentos sociais
Movimentos de mulheres
Comunicação popular
Manaus
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8615
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FabiaAlencar.pdf4,4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.