Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8616
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Atuação de professores ribeirinhos em classes multisseriadas: formação, prática docente e desafios enfrentados em uma comunidade de Barreirinha-AM
metadata.dc.creator: Pereira, Sandy Raisse Amazonas
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Rosana Ramos de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Marinez França de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Simone Souza
metadata.dc.description.resumo: Esse estudo nasceu das vivências e aproximações com as comunidades ribeirinhas localizadas no município de Barreirinha-AM, em que foi possível identificar alguns desafios relatados pelos professores, entre eles, cito: a formação inicial para atuar em escolas do campo, a ausência de políticas públicas direcionadas à estrutura das escolas, o trabalho docente, os materiais didático-pedagógicos e a valorização do magistério. Tem como objetivo geral conhecer o processo de formação e prática docente de um professor que atua em classes multisseriadas. Metodologicamente possui caráter qualitativo, realizado em etapas: a primeira etapa consistiu nas leituras e estudos por meio da revisão de literatura, essa ferramenta auxilia na análise da produção bibliográfica; na segunda etapa, foi escolhido o local para realizar a pesquisa de campo, uma escola com classes multisseriadas, localizada em contexto ribeirinho. O sujeito da pesquisa foi um professor da escola do campo de classes multisseriadas, com a realização de uma entrevista semiestruturada para conhecer suas vivências, sua formação e prática. Os dados levantados mostram que a atuação docente em classes multisseriadas exige não apenas preparo técnico, mas também sensibilidade e compromisso social, dada a heterogeneidade dos estudantes e as condições adversas enfrentadas nas comunidades ribeirinhas. Desse modo, o estudo, ao trazer a realidade do professor de classes multisseriadas, reforça a necessidade urgente de políticas públicas que valorizem e alcancem as escolas do campo, assegurando a infraestrutura adequada, formação contínua específica e condições dignas de trabalho. Sem essas intervenções o processo ensino-aprendizagem continuará comprometido, perpetuando desigualdades.
Abstract: This study was born from the experiences and approaches with riverside communities located in the municipality of Barreirinha-AM, where it was possible to identify some challenges reported by teachers, among them: initial training to work in rural schools, the absence of public policies directed at the structure of schools, teaching work, didactic-pedagogical materials and the valorization of teaching. Its general objective is to understand the process of training and teaching practice of a teacher who works in multi-grade classes. Methodologically, it has a qualitative character, carried out in stages: the first stage consisted of readings and studies through literature review, this tool assists in the analysis of bibliographic production; in the second stage, the location to conduct the field research was chosen, a school with multi-grade classes, located in a riverside context. The research subject was a teacher from the rural school with multi-grade classes, with a semi-structured interview being conducted to learn about his experiences, training and practice. The data collected show that teaching in multi-grade classes requires not only technical preparation, but also sensitivity and social commitment, given the heterogeneity of the students and the adverse conditions faced in riverside communities. Thus, the study, by presenting the reality of teachers in multi-grade classes, reinforces the urgent need for public policies that value and reach rural schools, ensuring adequate infrastructure, specific ongoing training and decent working conditions. Without these interventions, the teaching-learning process will continue to be compromised, perpetuating inequalities.
Keywords: Classe multisseriada
Educação do campo
Formação de professores
Ribeirinho
Multi-grade class
Rural education
Teacher training
Riverside
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8616
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SandyPereira.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.