Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8619
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As contribuições da teoria das inteligências múltiplas na educação infantil
metadata.dc.creator: Lopes, Nathalie Carril Pontes
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Maria Sônia Souza de
metadata.dc.contributor.referee1: Sales, Clotilde Tinoco
metadata.dc.contributor.referee2: Alecrim, Alexandre Rodrigo Teixeira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve por objetivo geral investigar quais as contribuições da teoria de Howard Gardner para o desenvolvimento da inteligência da criança na Educação Infantil. A Educação Infantil é a primeira etapa escolar da Educação Básica, na qual a criança de 4 a 5 anos tem a oportunidade de se desenvolver em todos os aspectos, tais como o cognitivo, o motor, o afetivo e o social que, dependendo das motivações que recebe do meio, pode se desenvolver de maneira mais integral ou não. Desse modo, para Gardner é essencial que a escola proporcione à criança um ambiente instigante, preparado para receber as crianças, respeitando os seus conhecimentos prévios, de modo que as atividades pedagógicas possibilitem o desenvolvimento das suas capacidades intelectuais, de forma individualizada e, ao mesmo tempo, coletiva, impossibilitando, desse modo, que se crie um abismo educacional decorrente das diferenças individuais. Ao reconhecer as diferentes inteligências, Gardner desenvolve a teoria das Inteligências Múltiplas e apresenta então 9 tipos de inteligências que, segundo ele, contribui para que as diferentes inteligências sejam reconhecidas, diminuindo, portanto, o abismo entre as crianças, especialmente aquelas que não têm muita habilidade com as áreas do conhecimento da matemática e da linguagem. Sua proposta de inteligências é ampliada, denominando-as de inteligência lógico-matemática, inteligência linguística, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal, inteligência musical, inteligência espacial, inteligência cinestésico-corporal, inteligência naturalista e inteligência existencial.
Abstract: This study aimed to investigate the contributions of Howard Gardner's theory to the development of children's intelligence in Early Childhood Education. Early Childhood Education is the initial stage of Basic Education, where children aged 4 to 5 have the opportunity to develop in all aspects, such as cognitive, motor, affective, and social. Depending on the motivations received from their environment, children may develop more comprehensively or not. Thus, for Gardner, it is essential that schools provide children with a stimulating environment, prepared to welcome them and respect their prior knowledge, ensuring that pedagogical activities enable the development of their intellectual capacities in both an individualized and collective manner. This approach prevents the creation of an educational gap due to individual differences. By recognizing the various types of intelligence, Gardner developed the theory of Multiple Intelligences, identifying nine types of intelligence. According to him, this recognition helps reduce the gap among children, especially those who may not excel in areas such as mathematics and language. His expanded proposal includes the following types of intelligence: logical-mathematical, linguistic, interpersonal, intrapersonal, musical, spatial, bodily-kinesthetic, naturalistic, and existential intelligence.
Keywords: Inteligências múltiplas
Criança
Educação infantil
Desenvolvimento
Multiple intelligences
Child
Early childhood education
Development
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: LOPES, Nathalie Carril Pontes. As contribuições da teoria das inteligências múltiplas na educação infantil. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8619
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_NathalieLopes.pdf686,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.