Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8625
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: TikTok: uma análise das estratégias comunicacionais dos booktokers no incentivo à leitura
metadata.dc.creator: Chagas, Amanda de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Lira, Aline Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Evangelista, Mateus Pacheco Braga
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Célia Maria da Silva
metadata.dc.description.resumo: O TikTok, que consolidou sua expansão global, alcançou a marca de um bilhão de usuários ativos mensais em 2021, vem ganhando cada vez mais espaço entre os jovens. Dentro desta plataforma, o BookTok se destacou, especialmente durante a pandemia, como uma comunidade dedicada à literatura. Este estudo propôs-se a analisar as estratégias comunicacionais dos booktokers, influenciadores que abordam sobre literatura no TikTok, com ênfase no impacto dessas estratégias no estímulo à leitura, especialmente entre os jovens. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória que utilizou análise documental, com coleta de dados por meio da observação dos conteúdos postados por influenciadores. Constatou-se que os influenciadores utilizam várias estratégias para engajar a comunidade e incentivar o hábito da leitura, evidenciando o potencial do TikTok na promoção da leitura entre os jovens.
Abstract: TikTok, which has consolidated its global expansion and reached the milestone of one billion monthly active users in 2021, has been gaining more and more ground among young people. Within this platform, “BookTok” stood out, especially during the pandemic, as a community dedicated to literature. This study aimed to analyze the communication strategies of the so called “booktokers”, influencers who talk about literature on TikTok, with an emphasis on the impact of these strategies on encouraging reading, especially among young people. The methodology used was an exploratory research that used documentary analysis, with data collection through observation of content posted by these influencers. It was found that influencers use several strategies to engage the community and encourage the habit of reading, highlighting the potential of TikTok in promoting reading among young people.
Keywords: TikTok
Booktokers
Estratégias comunicacionais
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICACAO: RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8625
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AmandaChagas.pdf19,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.