Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8627
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência– PIBID: reflexões da prática docente no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais na Escola Estadual Araújo Filho
metadata.dc.creator: Silva, Karoline Guerreiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Rosana Ramos de
metadata.dc.description.resumo: O estudo tem como objetivo demonstrar o caminho trilhado no campo da educação enquanto discente do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). O PIBID possibilita ao acadêmico uma experiência de suma importância, pois é no espaço escolar que se constrói a identidade profissional articulando a teoria e a prática, proporcionando novos olhares reflexões acerca da prática docente e da realidade escolar. O estudo foi realizada na Escola Estadual Araújo Filho, com início em novembro de 2023, na turma do 4° ano com 29 alunos e da metade do ano de 2023 até o final com a turma do 1° com 23 alunos. Em 2024 a continuação foi na turma do 1° ano. O estudo configura-se a na imersão de um determinado grupo, verificando sua relação entre a comunidade, pois foi destinado um tempo em uma escola-campo para o compartilhamento de experiências. Os autores desse estudo são: Day (2001), Canan (2012), Cunha (2010), Imbernón (2012), Mortatti (2019) e Soares (2009). Recomenda-se o estudo para futuros acadêmicos que irão cursar licenciatura em Pedagogia, em ser professores em formação, inovadores capazes de serem agentes transformadores da educação, e que o programa PIBID seja um caminho primordial para aprimorar habilidades, didática e conhecimento na sala de aula
Abstract: This experience report aims to demonstrate the path that was taken in the field of education during this period as a student at the Federal University of Amazonas (UFAM), in teacher training through this Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (PIBID). PIBID provides the student with an extremely important experience, since it is in the school space that professional identity is constructed by articulating theory and practice, providing new perspectives and reflections on teaching practice and school reality. The Araújo Filho State School where the experience report was carried out, at the beginning of 2023 it was in the 4th grade class with 29 students and from the middle of the year 2023 until the end with the 1st grade class with 23 students. In 2024 we maintained it in the 1st grade class. The type of research selected is field experience report, which is configured in the immersion of a certain group, verifying their relationship within the community, as time was allocated in a field school for the sharing of experiences. The authors of this research are: Day (2001), Canan (2012), Cunha (2010), Imbernón (2012), Mortatti (2019) and Soares (2009). Therefore, it is recommended for future academics who will take the undergraduate course in pedagogy to be innovative teachers in training capable of being transformative agents of education, and that the PIBID program be a primary path to improve skills, didactics and knowledge in the classroom.
Keywords: PIBID
Estudo
Pedagogia
Inovadora
Experience report
Pedagogy
Innovative
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8627
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_KarolineSilva.pdf758,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.