Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8628
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: A formação da criança leitora na perspectiva sociointeracionista de aprendizagem
metadata.dc.creator: Silva, Aminaele Lima da
metadata.dc.contributor.advisor1: Belém, Maria de Jesus Campos de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Bernardo, Marcio Jesus Vieira
metadata.dc.description.resumo: Este estudo, de abordagem qualitativa, ancorado na concepção sociointeracionista de aprendizagem buscou investigar quais são os processos cognitivos e socioculturais que podem potencializar a formação da criança leitora, no sentido de formar competências para além do ato de codificar e decodificar o código alfabético. Com base nessa perspectiva, o estudante é tratado como sujeito histórico-cultural, sempre inserido numa dinâmica histórica individual e de produção humana em que os objetos sociais se colocam como uma síntese de um processo coletivo, posto que é na interação com os objetos que ele apreende os sentidos e fortalece suas percepções sobre as coisas da vida, compondo seu referencial cultural. Para concretizar os objetivos propostos neste estudo, fizemos um estudo teórico nos autores do sociointeracionismo visando assimilação de seus principais conceitos, e também, realizamos a análise documental da proposta do currículo municipal para os anos iniciais do Ensino Fundamental, em busca de compreender se e como os fundamentos da base teórica sociointeracionista têm norteado a prática docente cotidiana com relação ao ensino da leitura, e ainda, fundamentamos nossa reflexão sobre este trabalho com base na experiência do estágio supervisionado nesta segunda etapa da educação básica, destacando de que forma e se a contação de histórias tem sido utilizada seguindo a concepção sociointeracionista de aprendizagem no processo de formação da criança leitora, complementando a coleta de dados fizemos uma pesquisa exploratória sobre o tema, no formato de levantamento, levantou-se pesquisas de TCC, mestrado e doutorado com temas similares ao nosso, e fizemos análise comparativa dos temas pesquisados. As análises preliminares nos dão conta de que a teoria sociointeracionista é recomendada na proposta curricular como sendo de grande importância ao se pensar na formação do aluno leitor que tem autonomia de pensamento na compreensão clara daquilo que ler, mas, por outro lado, constatou-se a persistência de sérias lacunas no dia a dia da sala de aula quanto ao domínio conceitual, por parte do professor, de dita concepção na elaboração e execução de atividades que envolvem práticas de leitura compreensiva.
Abstract: This qualitative study, grounded in the socio-interactionist conception of learning, sought to investigate the cognitive and sociocultural processes that can enhance the development of young readers, aiming to build skills that go beyond simply encoding and decoding the alphabetic code. From this perspective, the student is regarded as a historical-cultural subject, always embedded in an individual historical dynamic and human production, where social objects emerge as the synthesis of a collective process. It is through interaction with these objects that students grasp meaning and reinforce their perceptions of life’s elements, forming their cultural reference framework. To achieve the objectives of this study, we conducted a theoretical review of socio-interactionist authors to understand their core concepts. Additionally, we analyzed the municipal curriculum guidelines for the early years of elementary education to explore if and how socio-interactionist theory underpins everyday teaching practices, especially in relation to reading instruction. Furthermore, our reflection was informed by supervised internship experiences in this second stage of basic education, highlighting whether and how storytelling has been applied according to the socio-interactionist model in the development of young readers. As part of our data collection, we conducted exploratory research through a survey, gathering undergraduate thesis, master's, and doctoral research on similar topics, and carried out a comparative analysis of these studies. Preliminary analyses indicate that the socio-interactionist theory is endorsed in the curriculum proposal as crucial for nurturing autonomous thinkers capable of clear comprehension of what they read. However, significant gaps persist in the classroom, particularly regarding teachers' conceptual understanding of this approach in designing and implementing activities that promote comprehensive reading practices.
Keywords: Anos iniciais
Sociointeracionismo
Currículo escolar
Contação de histórias
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: PEDAGOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8628
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: CEFORT - Comunicação, Tecnologia e Cultura na Educação Presencial e a Distância
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AminaeleSilva.pdf375,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.