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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A relação entre gestão democrática e participação docente no processo de elaboração do PPP de uma escola pública municipal de Manaus: um estudo exploratório sobre a percepção dos docentes e da direção escolar
metadata.dc.creator: Lopes, Raquelly dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Caldas, Edla Cristina Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Diógenes, Antônia Mara Raposo
metadata.dc.description.resumo: O trabalho traz o resultado da pesquisa referente à participação docente na construção do Projeto Político Pedagógico da escola e a gestão democrática, sendo um estudo exploratório numa escola pública da rede estadual de ensino de Manaus. Apresenta os fundamentos políticos e pedagógicos da gestão democrática da educação brasileira, os modos de participação dos professores na elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola e o papel da gestão escolar na articulação para a elaboração do Projeto Político Pedagógico na escola pública. A fundamentação teórica está embasada em Lüke (2007); Libâneo (2004); Veiga (1991); Paro (2003); Freire (1996;1998); Freitas (2002) e na Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de n° 9.304/1996, Plano Nacional de Educação 2014 e Plano estadual de Educação do Amazonas 2015. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde fizemos o uso das entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. As entrevistas foram realizadas com professoras e o gestor escolar. Os resultados da pesquisa mostram que a escola não segue o modelo de gestão democrática à risca. Quanto ao PPP se encontra desatualizado, não havendo no planejamento escolar previsão para realização de sua revisão.
Abstract: This study presents the results of research on teacher participation in developing the Political-Pedagogical Project (PPP) and democratic management in a public school in Manaus. It explores the political and pedagogical foundations of democratic education management in Brazil, teacher participation methods in developing the school's PPP, and the role of school administration in articulating the project. The theoretical framework relies on Lüke (2007), Libâneo (2004), Veiga (1991), Paro (2003), Freire (1996, 1998), Freitas (2002), the 1988 Federal Constitution, the National Education Guidelines and Bases Law No. 9.304/1996, the 2014 National Education Plan, and Amazonas State Education Plan (2015). This qualitative research employed semi structured interviews with teachers and school administrators. Results indicate the school does not strictly follow democratic management models, and its PPP is outdated, lacking scheduled revisions in school planning.
Keywords: Projeto Político Pedagógico
Gestão democrática
Participação docente
Political-Pedagogical Project
Democratic management
Teaching participation
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8631
metadata.dc.subject.controlado: .
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