Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8646
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio |
metadata.dc.creator: | Nunes, Lucas Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Leão, Daurimar Pinheiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martini, Carmen Silva da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Duarte, Yan Luis Barros |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Projeto-Político Pedagógico (PPP) são rompidos nas aulas de Educação Física na escola de Ensino Médio, em Manaus, a partir das observações realizado durante o estágio supervisionado obrigatório. Com abordagem qualitativa e descritiva, foram utilizados instrumentos como observação direta, relatórios de campo e análise documental. Os resultados indicam que, apesar da BNCC promover práticas inclusivas, interdisciplinares e específicas ao desenvolvimento integral dos estudantes, há falta de infraestrutura e materiais adequados que comprometem a execução plena dessas diretrizes. Por outro lado, o PPP contextualiza essas normas ao ambiente escolar, promovendo a inclusão e a valorização da diversidade, mas ainda necessita de maior alinhamento com a BNCC. identificaram-se práticas inovadoras, como metodologias ativas e atividades interdisciplinares, que enriqueceram o aprendizado e promoveram a autonomia dos alunos. Concluir que, para a Educação Física cumprir plenamente seu papel transformador, é essencial superar os desafios estruturais por meio de investimentos e planejamento pedagógico que contemple as realidades locais, garantindo uma aplicação efetiva da BNCC e do PPP. |
Abstract: | This Final Course Work analyzes the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) and the Pedagogical Political Project (PPP) that are broken in Physical Education classes at a high school in Manaus, based on observations made during the mandatory supervised internship. With a qualitative and descriptive approach, instruments such as direct observation, field reports and document analysis were used. The results indicate that, although the BNCC promotes inclusive, interdisciplinary and specific practices for the integral development of students, there is a lack of adequate infrastructure and materials that compromise the full implementation of these guidelines. On the other hand, the PPP contextualizes these standards to the school environment, promoting inclusion and valuing diversity, but still needs greater alignment with the BNCC. Innovative practices were identified, such as active methodologies and interdisciplinary activities, which enriched learning and promoted student autonomy. Conclude that, for Physical Education to fully fulfill its transformative role, it is essential to overcome structural challenges through investments and pedagogical planning that takes into account local realities, ensuring effective application of the BNCC and the PPP. |
Keywords: | Educação física BNCC PPP Ensino médio Desenvolvimento |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8646 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_LucasNunes.pdf | 479,87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.