Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8647
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM
Other Titles: Interface design and usability: conceptual proposal for a learning management system for UFAM's Distance Education Center
metadata.dc.creator: Silva, Isabelle Colares da
metadata.dc.contributor.advisor1: Mota, Sheila Cordeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Gean Flávio de Araujo
metadata.dc.contributor.referee2: Owada, Fernanda Hideko do Nascimento
metadata.dc.description.resumo: O estudo tem como objetivo desenvolver uma interface digital para o Centro de Educação a Distância da UFAM (CED/UFAM), utilizando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA, chamado Moodle). O intuito é garantir que o AVA seja intuitivo e acessível, promovendo uma experiência de aprendizagem eficaz, eficiente e satisfatória para todos os usuários (Nielsen, 2012). Por meio da metodologia da Investigação Baseada em Design (IBD), este trabalho buscou compreender o contexto do ensino a distância no CED/UFAM e como a usabilidade atual da plataforma impacta a experiência dos usuários. Esses usuários são considerados objetos de pesquisa ativos para constantes melhorias no processo de desenvolvimento. O desenvolvimento envolve a análise da situação e a definição do problema, com a participação dos usuários, identificação de recomendações baseadas em princípios de psicologia aplicada ao design, e validação das soluções propostas. Os resultados deste estudo podem contribuir para a compilação de boas práticas de usabilidade no desenvolvimento de AVA's.
Abstract: The study aims to develop a digital interface for the UFAM Distance Education Center (CED/UFAM), using Learning Management System (LMS, called Moodle). The aim is to ensure that the LMS is intuitive and accessible, promoting an effective, efficient and satisfactory learning experience for all users (Nielsen, 2012). Using the Investigation Based on Design (IBD) methodology, this study sought to understand the context of distance learning at CED/UFAM and how the current usability of the platform impacts on the user experience. These users are considered active research objects for constant improvements in the development process. Development involves analyzing the situation and defining the problem, with the participation of users, identifying recommendations based on principles of psychology applied to design, and validating the proposed solutions. The results of this study can contribute to the compilation of good usability practices in the development of LMS's.
Keywords: Ambientes virtuais de aprendizagem
Investigação baseada em design
Usabilidade
Learning management system
Investigation based on design
Usability
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FT - Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Design - Bacharelado - Manaus
Citation: SILVA, Isabelle Colares da. Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM. 2024. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8647
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IsabelleSilva.pdf14,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.