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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Comercialização de hortaliças nas feiras do município de Benjamin Constant - Am
metadata.dc.creator: Pereira, Laricia Marco
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Diones Lima de
metadata.dc.contributor.referee1: Miléo, Libia de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Patrício Freitas de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar o processo de comercialização de espécies de hortaliças nas feiras do município de Benjamin Constant - AM. O levantamento foi realizado na Feira Coberta e na Feira Livre, localizadas no centro do município. Participaram do estudo os comerciantes e agricultores que vendem seus produtos nas feiras públicas de Benjamin Constant. O período de coleta de dados ocorreu de abril a outubro de 2024, além do período foi analisado o banco de dados do Programa de Desenvolvimento Sustentabilidade e Assessoramento no Alto Solimões (PRODESAS) considerando os meses de outubro a maio de 2023 para verificar o período da cheia. Para o levantamento dos dados da comercialização de hortaliças foi aplicado um formulário de entrevista com 17 questões, complementadas com observação direta e registro em caderno de campo e fotográfico. Os dados foram tabulados em planilha Excel e analisados, por meio de estatística descritivas, para a confecção de gráficos e tabelas. Os resultados apresentaram no período de cheia a identificação de 26 espécies de hortaliças e de 36 espécies para o período de seca, agrupadas nas categorias hortaliça tuberosa, hortaliça herbácea e hortaliça fruto, sendo esta última a mais recorrente. A comercialização das hortaliças é realizada de cinco formas diferentes, com a forma em amarrado a mais utilizada pelos vendedores. A análise mostrou que treze agentes estão envolvidos de forma direta e indireta, na venda de hortaliças. A pesquisa revelou que agricultores sentem dificuldades durante a prática de comercialização, sendo apontados carência na infraestrutura das feiras, problemas decorrentes da sazonalidade dos rios e valor dos produtos. Dessa forma, a análise contribuiu para compreender melhor a estrutura de oferta de produtos hortícolas na região, podendo subsidiar iniciativas para promover a valorização da diversidade agrícola e o fortalecimento das feiras como espaços de acesso a alimentos frescos e variados
Abstract: The aim of this study was to analyse the process of marketing vegetable species at the markets in the municipality of Benjamin Constant - AM. The survey was carried out at the Covered Market and the Free Market, located in the centre of the municipality. Traders and farmers who sell their products at the public markets in Benjamin Constant took part in the study. The data collection period ran from April to October 2024. In addition to this period, the database of the Alto Solimões Sustainability Development and Advisory Programme (PRODESAS) was analysed, taking into account the months of October to May 2023 to verify the flood period. To gather data on the commercialisation of vegetables, an interview form with 17 questions was used, supplemented by direct observation and recording in a field notebook and photograph. The data was tabulated in an Excel spreadsheet and analysed using descriptive statistics to produce graphs and tables. The results showed the identification of 26 vegetable species during the flood period and 36 species during the dry season, grouped into the categories tuberous vegetable, herbaceous vegetable and fruit vegetable, the latter being the most recurrent. The vegetables are marketed in five different ways, with the tied form being the most used by the vendors. The analysis showed that thirteen agents are directly and indirectly involved in selling vegetables. The research revealed that farmers experience difficulties during the commercialisation process, including a lack of infrastructure at the fairs, problems arising from the seasonality of the rivers and the value of the products. In this way, the analysis has contributed to a better understanding of the structure of the supply of vegetables in the region, and can subsidise initiatives to promote the valorisation of agricultural diversity and the strengthening of fairs as spaces for access to fresh and varied food.
Keywords: Agricultura familiar
Hortaliças
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS AGRARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Ciências Agrárias e do Ambiente - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8653
metadata.dc.subject.controlado: .
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