Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8654
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Tics: Uma abordagem no contexto escolar |
metadata.dc.creator: | Souza, Tayssa Geovana Oliveira de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Castro, Ana de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Soares, Lorena Muniz |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho buscou analisar e discutir diferentes reflexões acerca da inserção das novas Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito educacional. O objetivo é fazer uma discussão teórica a partir das implicações que as ferramentas tecnológicas podem apresentar no cotidiano das pessoas, bem como suas contribuições podem tornar o processo de ensino-aprendizagem significativo no contexto escolar. A pesquisa tem caráter bibliográfico, levando em conta, concepções e apontamentos levantados pelos autores José Moran, Manuel Castells, Pierre Lévy e entre outros. Nos tempos atuais, as Tecnologias da Informação e Comunicação fazem parte da vida humana e influenciam o modo de vida das pessoas diariamente, além disso, fica evidente que somente estas não garantem o processo de ensino aprendizagem, mas que a aprendizagem colaborativa e personalizada que parte da relação entre a escola, professores e mediação digital permitem um avanço na educação. |
Abstract: | This work sought to analyze and discuss different reflections on the insertion of new Information and Communication Technologies in the educational sphere. The objective is to carry out a theoretical discussion based on the impacts that technological tools can have on people's daily lives, as well as how their contributions can make the teaching-learning process significant in the school context. The research has a bibliographical nature, taking into account concepts and notes raised by authors José Moran, Manuel Castells, Pierre Lévy and others. Finally, Information and Communication Technologies are part of human life and influence people's way of life on a daily basis. Furthermore, it is clear that these alone do not guarantee the teaching- learning process, but that collaborative and personalized learning that starts from relationship between the school, teachers and digital mediation allow for progress in education. |
Keywords: | Tecnologias Informações Comunicações Ensino-aprendizagem Professor |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8654 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_TayssaOliveira.pdf | 254,43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.