Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8656
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Minorias sexuais e de gênero: o acesso à universidade pública como direito a ser garantido |
metadata.dc.creator: | Sobral, Nayrzinha Teixeira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Márcio de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Miranda, Suelen Soares Barcelo de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Maciel, Jeanne Mariel Brito de Moura |
metadata.dc.description.resumo: | O trabalho tem como tema o acesso das minorias sexuais e de gênero à Universidade Federal por meio das ações afirmativas. Tais ações são políticas que buscam compensar, reparar e prevenir as desigualdades e discriminações a grupos minoritários em diferentes espaços, como a Universidade Federal. A educação como direito constitucional deve alcançar os diferentes grupos sociais, considerando a realidade, as especificidades e os determinantes sociais, e sua efetivação deve ser realizada por meio de políticas educacionais. A partir disto, o trabalho tem como objetivo discutir sobre as ações afirmativas para inclusão da comunidade LGBTQIA+ nas Universidades Federais da região norte. Para isto, o trabalho se divide em três objetivos específicos: conceituar as características da comunidade LGBTQIA+ e suas especificidades regionais; analisar as principais políticas de proteção e garantia do direito à educação superior das minorias sexuais e de gênero no Brasil e na região norte, e como essas políticas estão estruturadas; debater sobre a relação entre educação básica, universidade pública e vulnerabilidade social de indivíduos LGBTQIA+. O trabalho possui como metodologia a pesquisa documental e bibliográfica. Conclui-se que a política de ação afirmativa está presente na universidade federal por meio da política do nome social, tornando-se necessário que a instituição compreenda a realidade socio-histórica, as características identitárias e as especificidades regionais da comunidade LGBTQIA+, incluindo-os na criação de vagas em processos seletivos e vestibulares, considerando que este grupo é atingido pela vulnerabilidade social, exclusão e discriminação nas diferentes instituições sociais, como a família, a escola e a universidade. |
Abstract: | The paper focuses on the access of sexual and gender minorities to Federal Universities through affirmative actions. Such actions are policies that seek to compensate, repair, and prevent inequalities and discrimination against minority groups in different spaces, such as the Federal University. Education as a constitutional right must reach different social groups, considering the reality, specificities, and social determinants, and its implementation must be carried out through educational policies. Based on this, the paper aims to discuss affirmative actions for the inclusion of the LGBTQIA+ community in Federal Universities in the northern region. To this end, the paper is divided into three specific objectives: to conceptualize the characteristics of the LGBTQIA+ community and its regional specificities; to analyze the main policies for protecting and guaranteeing the right to higher education for sexual and gender minorities in Brazil and in the northern region, and how these policies are structured; to discuss the relationship between basic education, public universities, and the social vulnerability of LGBTQIA+ individuals. The paper uses documentary and bibliographic research as its methodology. It is concluded that the affirmative action policy is present in the federal university through the social name policy, making it necessary for the institution to understand the socio-historical reality, identity characteristics and regional specificities of the LGBTQIA+ community, including them in the creation of vacancies in selection processes and entrance exams, considering that this group is affected by social vulnerability, exclusion and discrimination in different social institutions, such as family, school and university. |
Keywords: | Ações afirmativas Comunidade LGBTQIA+ Universidade federal Região Norte |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
Citation: | SOBRAL, Nayrzinha Teixeira. Minorias sexuais e de gênero: o acesso à universidade pública como direito a ser garantido. 2025. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8656 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_NayrzinhaSobral.pdf | 329,87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.