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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Astheria: a semiótica e o design de narrativa no desenvolvimento de um jogo independente de valor agregado
metadata.dc.creator: Braga, Maria Lilian Sadala
metadata.dc.contributor.advisor1: Pacheco, Karla Mazarelo Maciel
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira Filho, Cláudio Luiz de
metadata.dc.contributor.referee2: Marques, Luíz Guilherme Oliveira
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa desenvolve uma proposta de jogo eletrônico de valor agregado, Astheria, utilizando conceitos de semiótica e design de narrativa, com o objetivo de aprimorar a qualidade e a competitividade de jogos independentes no mercado brasileiro. Em um cenário de estúdios indies emergentes, que enfrentam desafios econômicos e estruturais para alcançar o reconhecimento global, a pesquisa parte de uma fundamentação teórica quanto aos temas destacados e uma abordagem qualitativa para investigar como essas ferramentas podem impactar positivamente a percepção de valor dos jogos, tanto do ponto de vista do jogador quanto do investidor. O levantamento de dados sobre o público-alvo foi realizado através de um questionário on-line, a fim de validar as preferências e interesses dos jogadores, alinhando a proposta do jogo às expectativas do mercado. Em seguida, foi aplicada uma metodologia projetual combinada das abordagens de Bomfim (1995) e Pires et al. (2020), que permitiu o desenvolvimento completo do conceito de Astheria, desde seus personagens principais e enredo até a criação de um pitch simulado, voltado para investidores do setor de jogos. Como resultado, a pesquisa demonstrou que a aplicação de semiótica e design de narrativa pode efetivamente agregar valor à experiência do jogador, resultando em uma viabilidade financeira do jogo acima dos padrões típicos da indústria nacional, provando que tais técnicas são essenciais para a criação de jogos independentes com potencial de sucesso no mercado global
Abstract: The research develops a value-added video game proposal, Astheria, using concepts of semiotics and narrative design, with the goal of enhancing the quality and competitiveness of indie games in the Brazilian market. In a scenario of emerging indie studios facing economic and structural challenges to achieve global recognition, the research begins with a theoretical foundation on the highlighted topics and a qualitative approach to investigate how these tools can positively impact the perceived value of games, both from the player's and investor's perspectives. Data on the target audience was collected through an online questionnaire to validate player preferences and interests, aligning the game proposal with market expectations. Following this, a project methodology combining the approaches of Bomfim (1995) and Pires et al. (2020) was applied, enabling the complete development of Astheria's concept, from its main characters and storyline to the creation of a simulated pitch aimed at game industry investors. As a result, the research demonstrated that the application of semiotics and narrative design can effectively add value to the player experience, resulting in a financial viability of the game above typical standards in the national industry, proving that such techniques are essential for creating indie games with global market potential.
Keywords: Semiótica
Design de Narrativa
Jogos Independentes
Semiotics
Narrative design
Indie games
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FT - Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Design - Bacharelado - Manaus
Citation: BRAGA, Maria Lilian Sadala. Astheria: A semiótica e o design de narrativa no desenvolvimento de um jogo independente de valor agregado. 2024. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8660
metadata.dc.subject.controlado: .
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