Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8662
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Literatura de cordel e suas contribuições para a educação infantil |
metadata.dc.creator: | Batista, Rebeca Barbosa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Belém, Maria de Jesus Campos de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bernado, Márcio Jesus Viera |
metadata.dc.description.resumo: | Neste trabalho apresentamos a pesquisa intitulada, “Literatura de cordel e suas contribuições para a educação infantil”. Com o objetivo principal de compreender a relevância do contato da literatura de cordel na vida da criança pequena. Pois, compreende-se que o acesso e o incentivo à leitura logo no início da infância possibilitam o interesse em ler mais, gerando o desenvolvimento da fala, da escrita e da imaginação. Por isso, a literatura de cordel foi e é tão importante para o Brasil. É nela que percebemos a importância da alfabetização e oralidade. Para o embasamento teórico, utilizamos os escritos de Diégues (1973), Rcnei (1998), Bncc (2017), Goulart (2016) e Vygotsky (2016), dentre outros. Durante a escrita, realizamos uma pesquisa bibliográfica – leitura e reflexão de artigos, livros, e fizemos um levantamento exploratório de produções científicas que tratam da temática do cordel. |
Abstract: | In this work we present the research entitled, “Cordel Literature and its contributions to Early Childhood Education”. With the main objective of understanding the relevance of contact with cordel literature in the life of young children. Therefore, it is understood that access to and encouragement of reading early in childhood enables interest in reading more, generating the development of speech, writing and imagination. This is why cordel literature was and is so important for Brazil. It is there that we realize the importance of literacy and oral skills. For the theoretical basis, we used the writings of Diégues (1973), Rcni (1998), Bncc (2017), Goulart (2016) and Vygotsky (2016)., among others. During writing, we carried out bibliographical research – reading and reflecting on articles, books, and we carried out an exploratory survey of scientific productions that deal with the theme of cordel. |
Keywords: | Literatura de cordel Criança pequena Educação infantil Oralidade Aprendizagem significativa |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8662 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RebecaBatista.pdf | 354,31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.