Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8666
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Um olhar sobre a educação do campo na Agrovila do Caburi/Parintins/Amazonas: contextos e contradições
metadata.dc.creator: Guerreiro, Geneto Batista
metadata.dc.contributor.advisor1: Weil, Andreza Gomes
metadata.dc.contributor.advisor2: Rozario, Elton Santa Brígida do
metadata.dc.contributor.referee1: Camargo, Laurisana Maria Branco
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Carlos Raimundo Batista
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda o contexto da Educação do Campo no município de Parintins/AM, com foco na estruturação das escolas da Agrovila do Caburi. Metodologicamente, a pesquisa foi delineada a partir de levantamento bibliográfico, utilizando obras já produzidas, além de dissertações, teses, artigos e outras produções científicas relacionadas ao tema. O objetivo deste trabalho é examinar os desafios enfrentados pela comunidade escolar da Agrovila do Caburi/Parintins/Amazonas, com base nas experiências vivenciadas nas instituições de ensino da região. Para tal, pretende-se identificar as condições de trabalho dos profissionais que atuam nas escolas e verificar a atuação do poder público frente às demandas da comunidade escolar. A educação do campo ganhou espaço na agenda pública das mais diversas esferas estatais, após diversos debates motivados. Na Amazônia ainda é popularmente mencionada como educação rural, principalmente quando temos como referência as comunidades rurais. A partir deste trabalho, descreve-se a realidade das escolas do campo, destacando suas potencialidades e fragilidades, assim como as principais demandas que indicam a intervenção do poder público.
Abstract: This work addresses the context of Rural Education in the municipality of Parintins/AM, focusing on the structuring of schools in the Agrovila do Caburi. Methodologically, the research was designed based on a literature review, using already produced works, as well as dissertations, theses, articles, and other scientific productions related to the theme. The objective of this work is to examine the challenges faced by the school community of Agrovila do Caburi/Parintins/Amazonas, based on the experiences lived in the region's educational institutions. To this end, it is intended to identify the working conditions of professionals working in schools and to verify the performance of the public power in the face of the demands of the school community. Rural education has gained space on the public agenda of the most diverse state spheres, after several motivated debates. In the Amazon, it is still popularly mentioned as rural education, mainly when we have rural communities as a reference. Based on this work, the reality of rural schools is described, highlighting their potentialities and weaknesses, as well as the main demands that indicate the intervention of the public power.
Keywords: Educação
Educação no campo
Questão social
Amazônia
Caburi
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVICO SOCIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.course: Serviço Social - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8666
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GenetoGuerreiro.pdf1,72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.