Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8668
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Contribuição da educação física escolar para a promoção da saúde e bem-estar: uma revisão bibliográfica
metadata.dc.creator: Monteiro, Matheus Henrique Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Otani, Carlos Masashi
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcanti, Vinícius
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Ayla Taynã da Silva
metadata.dc.description.resumo: A Educação Física escolar desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e do bem-estar dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de hábitos saudáveis e para a formação de uma cultura de valorização da atividade física. Ao engajar os estudantes em práticas regulares de exercícios, a Educação Física promove não apenas a melhora da aptidão física, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, como cooperação, respeito e disciplina. Essas aulas também proporcionam momentos de lazer e descontração, aliviando o estresse e promovendo o equilíbrio emocional. Além disso, a prática regular de atividades físicas contribui para a prevenção de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida dos estudantes, preparando-os para uma vida mais ativa e saudável. O objetivo deste estudo é analisar a contribuição da Educação Física escolar para a promoção da saúde e bem-estar dos alunos, utilizando uma revisão bibliográfica como metodologia. Através de uma revisão narrativa, foi possível identificar os principais benefícios dessa disciplina na formação integral do aluno, destacando a importância de uma abordagem pedagógica que promova não apenas o desenvolvimento físico, mas também mental e social.
Abstract: School Physical Education plays a fundamental role in promoting the health and well-being of students, contributing to the development of healthy habits and the formation of a culture that values physical activity. By engaging students in regular exercise, Physical Education promotes not only improved physical fitness, but also the development of social and emotional skills, such as cooperation, respect and discipline. These classes also provide moments of leisure and relaxation, relieving stress and promoting emotional balance. Furthermore, regular physical activity contributes to the prevention of chronic diseases and improves students' quality of life, preparing them for a more active and healthy life. The objective of this study is to analyze the contribution of school Physical Education to promoting students' health and well-being, using a literature review as a methodology. Through a narrative review, it was possible to identify the main benefits of this discipline in the student's comprehensive training, highlighting the importance of a pedagogical approach that promotes not only physical, but also mental and social development.
Keywords: Educação física escolar
Saúde
Bem-estar
Promoção
Hábitos saudáveis
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8668
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MatheusMonteiro.pdf254,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.