Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8668
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Contribuição da educação física escolar para a promoção da saúde e bem-estar: uma revisão bibliográfica |
metadata.dc.creator: | Monteiro, Matheus Henrique Gonçalves |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Otani, Carlos Masashi |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cavalcanti, Vinícius |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nascimento, Ayla Taynã da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | A Educação Física escolar desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e do bem-estar dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de hábitos saudáveis e para a formação de uma cultura de valorização da atividade física. Ao engajar os estudantes em práticas regulares de exercícios, a Educação Física promove não apenas a melhora da aptidão física, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, como cooperação, respeito e disciplina. Essas aulas também proporcionam momentos de lazer e descontração, aliviando o estresse e promovendo o equilíbrio emocional. Além disso, a prática regular de atividades físicas contribui para a prevenção de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida dos estudantes, preparando-os para uma vida mais ativa e saudável. O objetivo deste estudo é analisar a contribuição da Educação Física escolar para a promoção da saúde e bem-estar dos alunos, utilizando uma revisão bibliográfica como metodologia. Através de uma revisão narrativa, foi possível identificar os principais benefícios dessa disciplina na formação integral do aluno, destacando a importância de uma abordagem pedagógica que promova não apenas o desenvolvimento físico, mas também mental e social. |
Abstract: | School Physical Education plays a fundamental role in promoting the health and well-being of students, contributing to the development of healthy habits and the formation of a culture that values physical activity. By engaging students in regular exercise, Physical Education promotes not only improved physical fitness, but also the development of social and emotional skills, such as cooperation, respect and discipline. These classes also provide moments of leisure and relaxation, relieving stress and promoting emotional balance. Furthermore, regular physical activity contributes to the prevention of chronic diseases and improves students' quality of life, preparing them for a more active and healthy life. The objective of this study is to analyze the contribution of school Physical Education to promoting students' health and well-being, using a literature review as a methodology. Through a narrative review, it was possible to identify the main benefits of this discipline in the student's comprehensive training, highlighting the importance of a pedagogical approach that promotes not only physical, but also mental and social development. |
Keywords: | Educação física escolar Saúde Bem-estar Promoção Hábitos saudáveis |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8668 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MatheusMonteiro.pdf | 254,43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.