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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Jogos eletrônicos como conteúdo da educação física escolar
metadata.dc.creator: Jacaúna, Janeth Simas
metadata.dc.contributor.advisor1: Veras, Alana Carolina Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Roseane Oliveira do
metadata.dc.contributor.referee2: Caregnato, André Felipe
metadata.dc.description.resumo: INTRODUÇÃO: Os jogos eletrônicos, presentes desde a infância e reconhecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como conteúdo para o 6º e 7º ano, têm o potencial de enriquecer o ensino-aprendizagem nas aulas de educação física, promovendo a ludicidade, a socialização e o desenvolvimento cognitivo. Contudo, há uma carência de materiais pedagógicos que integrem esses jogos de forma eficaz no currículo escolar, especialmente nas práticas de Educação Física. OBJETIVO GERAL: Elaborar propostas de aplicação dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física, com base nos conteúdos da BNCC, considerando a adequação didático- pedagógica. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva, visando a elaboração de propostas práticas para o uso dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas principais: análise documental da BNCC e elaboração de propostas pedagógicas. RESULTADOS: A BNCC apresenta jogos eletrônicos enquanto conteúdo da Educação Física escolar como objeto de conhecimento para o 6° e 7° ano do ensino fundamental anos finais da unidade temática Jogos e Brincadeiras. A partir da análise das habilidades previstas na BNCC elaborou-se propostas de adequações de cinco jogos eletrônicos com vistas para inserção nas aulas de Educação Física. CONCLUSÃO: Os jogos eletrônicos, reconhecidos pela BNCC como conteúdo da Educação Física escolar, podem ampliar o repertório motor e cognitivo dos estudantes. Portanto, propor adequações que visem aplicação desse conteúdo nas aulas de Educação Física escolar pode ser o caminho para garantir a inserção da temática no planejamento do professor.
Abstract: BACKGROUND: Video games, present since childhood and recognized by the BNCC as content for the 6th and 7th grades, can enrich the teaching and learning process in physical education classes, promoting playfulness, socialization, and cognitive development. However, there is a lack of pedagogical materials that integrate these games effectively into the school curriculum, particularly in physical education practices. AIM: To develop proposals for the application of video games in Physical Education classes, based on the contents of the BNCC, considering didactic-pedagogical adequacy. MATERIALS AND METHODS: This is a qualitative study with an exploratory and descriptive approach, aiming to develop practical proposals for the use of video games in Physical Education classes. The research was conducted in two main stages: documentary analysis of the BNCC and the development of pedagogical proposals. RESULTS: The BNCC presents video games as content for school Physical Education as a knowledge object for the 6th and 7th grades of the final years of elementary school in the thematic unit Games and Play. Based on the analysis of the skills outlined in the BNCC, proposals were developed to adapt five video games for inclusion in Physical Education classes. CONCLUSION: Video games, recognized by the BNCC as content for school Physical Education, can expand students' motor and cognitive repertoire. Therefore, proposing adaptations for the application of this content in Physical Education classes can be a way to ensure the inclusion of this theme in teachers' planning.
Keywords: Práticas pedagógicas
Cultura corporal do movimento
Jogos digitais
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Parintins
Citation: JACAÚNA, Janeth Simas. Jogos eletrônicos como conteúdo da educação física escolar. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8675
metadata.dc.subject.controlado: .
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