Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8682
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Modelo didático de baixo custo como facilitador no ensino do ciclo de vida das plantas sem sementes |
metadata.dc.creator: | Barros, José Jorge Amazonas |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Guesdon, Isabel Reis |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ziemniczak, Kaline |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Fabrício Valentim da |
metadata.dc.description.resumo: | O ensino de ciências e biologia é essencial para a formação dos cidadãos. No estudo das plantas terrestres se destaca no contexto da sistemática e evolução, o estudo dos ciclos reprodutivos, que permite caracterizar os grupos de plantas e compreender o surgimento de novidades evolutivas. Porém, a Botânica é uma área considerada como enfadonha e descartável ao longo da educação básica, o que revela um cenário preocupante. Como agravante, a reprodução das plantas é vista como um dos assuntos mais desafiadores, havendo dificuldades tanto em ensinar quanto em aprender. Diante desta crescente Impercepção Botânica como barreira no ensino sobre plantas, os modelos didáticos ajudam a esclarecer termos e conteúdos complexos. Assim, o objetivo deste trabalho foi construir um modelo didático dos ciclos de vida das plantas sem sementes, como ferramenta de baixo custo para o ensino de Botânica e avaliar alguns aspectos de sua aplicação em uma turma de graduandos do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia da UFAM-ICET. O modelo foi elaborado a partir de desenhos feitos a mão livre e planejado em um formato circular e para reprodução em papel. As principais etapas dos ciclos reprodutivos das briófitas e pteridófitas foram resumidas em imagens e texto. Para montagem, basta recortar, colorir e montar. O modelo foi aplicado em uma turma da disciplina “Morfologia e Reprodução da Plantas terrestres”. Os alunos montaram os modelos e após uma aula contextualizada, usando o modelo, uma versão ampliada e colorida em peças avulsas também usada para desencadear um momento lúdico em grupo. Um questionário foi submetido aos alunos após as intervenções, abordando sua vida escolar/acadêmica, o conteúdo Briófitas e Pteridófitas, o uso de ferramentas diferenciadas e sua experiência com o modelo criado. O rendimento da turma sobre o assunto ciclos de vida das plantas sem sementes também foi analisado na prova final da disciplina. Todos os alunos obtiveram êxito na montagem do modelo, apesar de alguns alunos apresentarem pouco comprometimento e falta de habilidades motoras para colorir, recortar e colar as peças, todos os grupos conseguiram remontar os ciclos na dinâmica final abaixo do tempo esperado. No questionário, a maioria dos alunos não lembra de ter estudado o assunto, assim como não recordam de vivências diferenciadas de ensino na vida escolar. Por unanimidade, todos os alunos julgaram que o modelo contribuiu além das expectativas, respondendo que o modelo ajuda a compreender e fixar o assunto, sinalizando ainda que gostariam de vivenciar mais momentos como este. Apesar do bom desempenho na aplicação e na dinâmica lúdica do modelo, nas questões da prova da disciplina o resultado não foi o mesmo, ficando claro o melhor rendimento na questão visual e baseado no mesmo modelo anteriormente utilizado. Estes resultados mostram que a aplicação da metodologia ajudou a superar as dificuldades, e que o uso do modelo não substitui a fundamentação teórica do assunto, mas sim é facilitador para melhoria no processor ensino-aprendizagem. Por fim, a escassez de trabalhos sobre modelos didáticos para o ensino dos ciclos reprodutivos e o alto grau de dificuldade para ensinar e aprender o assunto, revelam a grande inovação que a ferramenta aqui desenvolvida pode trazer ao ensino de Botânica. |
Keywords: | Ensino de botânica Briófitas Pteridófitas Ciclos reprodutivos Metodologias diferenciadas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara |
metadata.dc.rights: | Acesso Embargado |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8682 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf | 82,17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.