Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8688
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Práxis pedagógica à luz de ensinamentos de Platão: reflexões no ensino médio |
metadata.dc.creator: | Silva, Rhaydson Soares da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pereira, Ivanete |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinto, Marilina Conceição Oliveira Bessa Serra |
metadata.dc.contributor.referee2: | Jatobá, Maria do Socorro da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho teve origem no relato de experiência de observação em sala de aula, por meio da disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, em uma Escola Estadual, na zona leste de Manaus, IV etapa, no ano de 2023. Em virtude da experiência ter se mostrado única e relevante, enquanto iniciação de um futuro docente ao ambiente educacional em que atuará, procurou-se, num segundo momento, refletir e ressignificar os resultados da experiência, à luz de um estudo sobre algumas das concepções de Platão sobre educação, na obra República, focalizando o papel da virtude da justiça na paideia dos cidadãos da pólis idealizada pelo filósofo de Atenas. A fim de melhor situar a proposta platônica, esclarecendo, em especial, a preocupação do filósofo relativamente a conteúdos poéticos considerados nocivos por ele, procedeu-se, também, a uma breve contextualização histórica sobre a paideia grega antes de Sócrates. Autores como Werner Jaeger, Giovanni Reale, Lidia Maria Rodrigo, Samuel Scolnicov, dentre outros que abordam o pensamento de Platão na chave da paideia, além de pensadores contemporâneos da Educação, como Fábio Vargas, Douglas Barros e Renato Velloso, compõem o referencial teórico da monografia. |
Abstract: | This work originated from the report of an experience of classroom observation, through the discipline Supervised Curricular Internship I, in a State School, in the east zone of Manaus, IV stage, in the year 2023. Because the experience proved to be unique and relevant, as an introduction of a future teacher to the educational environment in which he will work, we sought, in a second moment, to reflect and resignify the results of the experience, in the light of a study on some of Plato's conceptions of education, in the work Republic, focusing on the role of the virtue of justice in the paideia of the citizens of the polis idealized by the philosopher of Athens. In order to better situate Plato's proposal, clarifying, in particular, the philosopher's concern regarding poetic content considered harmful by him, a brief historical contextualization of Greek paideia before Socrates was also carried out. Authors such as Werner Jaeger, Giovanni Reale, Lidia Maria Rodrigo, Samuel Scolnicov, among others who approach Plato's thought from the perspective of paideia, as well as contemporary thinkers in Education, such as Fábio Vargas, Douglas Barros and Renato Velloso, make up the theoretical framework of the monograph. |
Keywords: | Filosofia Ensino médio República Justiça Educação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | IFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais |
metadata.dc.publisher.course: | Filosofia - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8688 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RhaydsonSilva.pdf | 534,39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.