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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8689
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Indexação de mídias não convencionais: a recuperação de jogos eletrônicos na plataforma digital Steam |
metadata.dc.creator: | Barreto, Beatriz Ribeiro |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Marquez, Suely Oliveira Moraes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Queiroz, Layde Dayelle dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bessa, Amanda de Queiroz |
metadata.dc.description.resumo: | No atual cenário digital, os jogos eletrônicos estão em lugar de destaque na indústria do entretenimento. E com a expansão e diversidade de mídias nesse mercado, surgiram plataformas de distribuição digital, como a Steam, atualmente reconhecida como líder desse segmento. Com um vasto acervo de quase 30 mil jogos eletrônicos, a Steam faz uso de um sistema de indexação e recuperação de informação, cujo funcionamento é crucial para determinar a boa experiência do usuário. A justificativa da pesquisa vem da não existência de um tratamento específico para jogos eletrônicos dentro da área de Biblioteconomia. A pesquisa utiliza como método um estudo de caso comparativo, de forma aplicada, com abordagem qualitativa, através da revisão de literatura e testes práticos, de modo a analisar o funcionamento de metadados, vocabulários controlados e marcadores colaborativos, essenciais para a recuperação eficiente dos jogos disponibilizados na plataforma. O objetivo desta pesquisa é explorar e compreender como se dá o processo de indexação utilizado pela plataforma Steam para a recuperação de jogos eletrônicos. Dessa forma, pretende-se investigar como a Steam organiza, classifica e disponibiliza seus jogos, analisando os metadados utilizados, o uso dos marcadores colaborativos e a eficácia do sistema de busca. Para isso, se dará a seleção de uma amostra de 40 jogos distribuídos pela Steam e melhor avaliados pelo site Metacritic, com base nos resultados, a ferramenta de busca será avaliada baseando-se em 3 critérios: precisão, revocação e ordenação. Ao mesmo tempo, serão recolhidos os termos utilizados na indexação desses jogos, comparando-os com os metadados fornecidos pelos desenvolvedores na página inicial de cada um, a fim de analisar se os termos indicados são condizentes com a temacidade das mídias indexadas. |
Abstract: | In the current digital landscape, electronic games hold a prominent position in the entertainment industry. With the expansion and diversity of media in this market, digital distribution platforms such as Steam, which is currently recognized as the leader in this segment, have emerged. With a vast catalog of nearly 30,000 electronic games, Steam employs an indexing and information retrieval system, whose functionality is crucial for ensuring a good user experience. The justification for this research arises from the lack of a specific treatment for electronic games within the field of Library and Information Science. The study adopts a comparative case study method, applied with a qualitative approach, through a literature review and practical tests, to analyze the functioning of metadata, controlled vocabularies, and collaborative tags, which are essential for the efficient retrieval of games available on the platform. The objective of this research is to explore and understand the indexing process used by the Steam platform for retrieving electronic games. Thus, it aims to investigate how Steam organizes, classifies, and makes its games available by analyzing the metadata used, the role of collaborative tags, and the effectiveness of the search system. For this purpose, a sample of 40 games distributed by Steam and highly rated on Metacritic was selected. Based on the results, the search tool will be evaluated according to three criteria: precision, recall, and ranking. At the same time, the terms used in the indexing of these games will be collected and compared with the metadata provided by the developers on each game's main page to determine whether the indicated terms align with the thematic content of the indexed media. |
Keywords: | Indexação Jogos eletrônicos Steam Metadados Recuperação da informação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FIC - Faculdade de Informação e Comunicação |
metadata.dc.publisher.course: | Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus |
Citation: | BARRETO, Beatriz Ribeiro. Indexação de mídias não convencionais: a recuperação de jogos eletrônicos na plataforma digital Steam. 2025. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8689 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
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