Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8698
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Programa Saúde na Escola: a intersetorialidade nas políticas de saúde e educação no município de Parintins-AM
Other Titles: School Health Program: intersectorality in health and education policies in the city of Parintins-AM
metadata.dc.creator: Andrade, Andrey Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor1: Siqueira, Marklize dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Josiara Reis
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Camila Fernanda Pinheiro do
metadata.dc.description.resumo: A intersetorialidade segue a lógica contrária das questões que envolvem a centralização e setorialização das políticas públicas sociais. O Programa Saúde na Escola (PSE) funciona como uma política intersetorial, na qual tem o objetivo de contribuir no desenvolvimento dos estudantes da rede pública do ensino, promovendo a saúde, o crescimento intelectual, físico e social. O programa realiza ações nas escolas, fazendo monitoramento e análise de saúde nutricional, bucal, oftalmológica, vacinação, verificação da pressão arterial dos participantes entre outros. Assim, é possível desenvolver qualidade de vida e ensino, por meio das promoções no meio escolar, superando as fragmentações das políticas públicas existentes. O presente estudo apresenta como objetivo geral, em analisar a gestão do Programa Saúde na Escola, realizadas em ações pela Unidade Básica de Saúde-Tia Leó e a Escola Estadual Geny Bentes de Jesus, considerando a intersetorialidade nas políticas públicas de educação e saúde, no Município de Parintins-AM e distribuído em objetivos específicos: Caracterizar o Programa Saúde na Escola (PSE), considerando as diretrizes previstas e a realidade do município de Parintins-AM; Identificar os principais desafios da intersetorialidade nas políticas de saúde e educação, a partir do Programa Saúde na Escola e; Analisar a visão dos profissionais que executam o Programa Saúde na Escola (PSE), no município de ParintinsAM. Para a compreensão desse estudo, foi utilizado o método Materialismo Histórico Dialético, usando o método qualitativo, por meio de pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com aplicação de entrevistas as profissionais que gestam as ações do PSE nas instituições. Por meio desse estudo, trouxe a possibilidade de analisar a gestão das ações, identificando ausências de elementos na execução. Essa pesquisa é um estudo de caso, onde apenas duas instituições (Escola e UBS) participaram e contribuíram para a aproximação da realidade. É essencial afirmar que é preciso desenvolver mais ações do PSE, com o objetivo de valorizar, viabilizar e fortalecer o acesso das pessoas aos serviços das políticas públicas de saúde e educação. É importante destacar que apesar da possibilidade de fazer a articulação intersetorial nas políticas públicas de saúde e educação, tendo como base as diretrizes previstas e orientações sobre o processo de gestão, existe a dificuldade de conseguir materializar o conceito de intersetorialidade nas políticas públicas sociais.
Abstract: Intersectorality follows the opposite logic of issues involving the centralization and sectorization of social public policies. The Health in School Program (PSE) works as an intersectoral policy, which aims to contribute to the development of students in the public school system, promoting health, intellectual, physical and social growth. The program carries out actions in schools, monitoring and analyzing nutritional, oral and ophthalmological health, vaccination, and checking the blood pressure of participants, among others. Thus, it is possible to develop quality of life and education, through promotions in the school environment, overcoming the fragmentation of existing public policies. This study has as its general objective to analyze the management of the Health in School Program, carried out in actions by the Basic Health Unit-Tia Leó and the Geny Bentes de Jesus State School, considering the intersectorality in public education and health policies, in the city of ParintinsAM and distributed in specific objectives: Characterize the Health in School Program (PSE), considering the expected guidelines and the reality of the city of Parintins-AM; Identify the main challenges of intersectoral action in health and education policies, based on the School Health Program; and Analyze the vision of professionals who execute the School Health Program (PSE) in the city of Parintins-AM. To understand this study, the Dialectical Historical Materialism method was used, using the qualitative method, through documentary research, bibliographic research and field research, with interviews with professionals who manage the PSE actions in the institutions. Through this study, it was possible to analyze the management of the actions, identifying missing elements in the execution. This research is a case study, in which only two institutions (School and UBS) participated and contributed to the approximation of reality. It is essential to state that it is necessary to develop more PSE actions, with the objective of valuing, enabling and strengthening people's access to services of public health and education policies. It is important to highlight that despite the possibility of creating intersectoral articulation in public health and education policies, based on the foreseen guidelines and guidance on the management process, there is difficulty in materializing the concept of intersectorality in social public policies.
Keywords: Políticas públicas sociais
Intersetorialidade
Programa Saúde na Escola
Parintins-AM
Social public policies
Intersectorality
School Health Program
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVICO SOCIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Serviço Social - Bacharelado - Parintins
Citation: ANDRADE, Andrey Bezerra. Programa Saúde na Escola: a intersetorialidade nas políticas de saúde e educação no município de Parintins-AM. 2025.111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazônas, Parintins (AM), 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8698
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AndreyAndrade.pdf3,79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.