Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8701
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise dos recursos utilizados pelos professores de Química da cidade de Itacoatiara-AM na educação básica
metadata.dc.creator: Rolim, Taina Grana
metadata.dc.contributor.advisor1: Menezes, Jean Michel dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Eliane Batista de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Trindade, Ívina Thayná Miranda
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho investiga a utilização de recursos didáticos no ensino de Química em escolas da cidade de Itacoatiara no Amazonas. O objetivo foi analisar como os professores da rede pública de ensino empregam materiais didáticos para facilitar o aprendizado da disciplina, destacando os recursos mais utilizados, as dificuldades enfrentadas e o impacto desses recursos no engajamento dos alunos. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu oito professores de Química provenientes de quatro escolas estaduais. A coleta de informações ocorreu por meio de questionários e entrevistas, que investigaram a frequência de uso de diversos recursos didáticos, incluindo projetores multimídia, vídeos, livros didáticos, jogos educativos e o uso de laboratórios. Os resultados mostraram que a maior parte dos docentes recorre a recursos audiovisuais (como os projetores) e jogos didáticos para tornar as aulas mais interativas, mas também apontaram a carência de infraestrutura, em especial a ausência de laboratórios de Química, como um dos principais obstáculos. Os materiais didáticos são considerados instrumentos fundamentais para facilitar e tornar o aprendizado mais envolvente. A pesquisa mostrou que, mesmo com o uso frequente de recursos didáticos, a insuficiência de materiais apropriados nas escolas, em especial aqueles destinados a práticas experimentais, compromete a implementação de metodologias mais inovadoras. A avaliação feita pelos professores acerca dos recursos disponíveis nas instituições de ensino foi majoritariamente “razoável”, e muitos ressaltaram o entusiasmo dos alunos em participar de atividades práticas e em utilizar tecnologias interativas. Os resultados indicam que, embora os professores reconheçam a importância dos recursos didáticos para o ensino da Química, as condições estruturais e a formação contínua dos docentes são fatores cruciais para potencializar o uso eficaz dessas ferramentas no processo de ensino aprendizagem.
Abstract: This study investigates the use of teaching resources in Chemistry teaching in schools in the city of Itacoatiara, Amazonas. The objective was to analyze how teachers in the public school system use teaching materials to facilitate learning of the subject, highlighting the most used resources, the difficulties faced and the impact of these resources on student engagement. Using a qualitative approach, the research involved eight Chemistry teachers from four state schools. Data collection was carried out through questionnaires and interviews, which investigated the frequency of use of various teaching resources, including multimedia projectors, videos, textbooks, educational games and the use of laboratories. The results showed that most teachers use audiovisual resources (such as projectors) and educational games to make classes more interactive, but they also pointed to the lack of infrastructure, especially the absence of Chemistry laboratories, as one of the main obstacles. Teaching materials are considered fundamental instruments to facilitate and make learning more engaging. The research showed that, even with the frequent use of teaching resources, the lack of appropriate materials in schools, especially those intended for experimental practices, compromises the implementation of more innovative methodologies. The assessment made by teachers regarding the resources available in educational institutions was mostly “reasonable”, and many highlighted the enthusiasm of students in participating in practical activities and using interactive technologies. The results indicate that, although teachers recognize the importance of teaching resources for teaching Chemistry, the structural conditions and ongoing training of teachers are crucial factors in enhancing the effective use of these tools in the teaching-learning process.
Keywords: Ensino de química
Processo de ensino aprendizagem
Recursos didáticos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
Citation: ROLIM, Taina Grana. Análise dos recursos utilizados pelos professores de Química da cidade de Itacoatiara-AM na educação básica. 2025. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Química e Biologia) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8701
metadata.dc.subject.controlado: .
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TainaRolim.pdf302,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.